Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

10 carros descontinuados que mais valorizaram e desvalorizaram durante a pandemia

por Claudia Carsughi 17/05/2021
por Claudia Carsughi 17/05/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Toyota Etios

Toyota Etios é um dos modelos descontinuados que mais valorizaram durante a pandemia (Foto: Divulgação/Toyota)

Parece uma daquelas verdades absolutas: qualquer modelo do mercado automotivo que deixe de ser produzido é atacado imediatamente por uma profunda desvalorização. Seria real no meio automotivo da atualidade?

Na tese aceita pelo público e corroborada pelos especialistas, o fato de um determinado veículo parar de ser ofertado como zero km vai provocar desinteresse repentino no mercado de seminovos, elevando seu percentual de desvalorização. Nascida em um período em que a necessidade de troca de peças era muito mais frequente, e o dono de um carro fora-de-linha teria dificuldade em encontrar itens de reposição, essa “máxima” está com os dias contados.

De acordo com um levantamento exclusivo da Mobiauto, que levou em consideração as cotações de 64 modelos e versões (2019 e 2020) que foram tirados de linha durante a pandemia, a descontinuação não é mais uma condenação categórica à alta desvalorização desses modelos.

“Apenas 18 veículos tiveram quedas nos preços”, informa o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, ressaltando que os demais até valorizaram no período de março de 2020 a abril de 2021. O campeão da alta de preços, inclusive, foi um modelo de alto luxo, o que quebra outro paradigma de que essa categoria de veículos possui sempre quedas acentuadas de cotações: o A3 Sedan Prestige Plus 1.4 TFSI Flex 2020 valia R$ 122.651 no início da pandemia e, mesmo após sua saída de produção, chegou a abril deste ano sendo vendido no mercado de usados a R$ 147.456 (alta de 20,22%).

+ Leia também:
Por que entre os 10 carros mais valorizados em 2020, 5 são híbridos?
Conheça os 10 SUVs mais e menos valorizados após um ano de pandemia
Com a falta de estoque, carros seminovos chegam a custar mais caro que modelos zero km

Ainda de acordo com o departamento de Estatísticas da Mobiauto, a média de variação de todo o mercado automotivo foi de 7% neste período de pouco mais de um ano. “Isso significa que temos 20 modelos que deixaram de ser ofertados como zero km que valorizaram acima de toda a média de mercado, o que, certamente, vai surpreender a maioria dos consumidores. Mas isso não chega a ser uma novidade aqui na Mobiauto: já havíamos notado que essa relação entre carros descontinuados e alta depreciação não era mais obrigatória há algum tempo”, explica Castro Jr.

O executivo da start-up defende que o mercado automotivo vem sofrendo profundas transformações ao longo dos últimos anos, que inclui a multiplicação de alternativas para buscar peças de reposição mesmo de carros fora de linha, advindas do universo trazido pela internet. Esse dado pode ser transformador na vida dos consumidores brasileiros, à medida que a regra anterior condenava diversos bons produtos ao esquecimento, bem como frustrava alguns consumidores por terem que rejeitar veículos de sua preferência.

“Embora estejamos baseados em um banco de dados de milhares de anúncios, nunca perdemos o contato direto com os clientes – conta Sant Clair Castro Jr – Recentemente, acompanhei o caso de um cliente das plataformas Mobiauto que era fã incondicional da Mitsubishi Lancer. Dizia que já estava em seu terceiro modelo e que não queria sair da marca. Por outro lado, esse mesmo cliente afirmava que estava receoso de trocar seu Lancer 2015 por um 2018 ou 2019, visto que o veículo tinha saído de produção e perderia preço. Fiz questão de conversar com ele e alertá-lo: em um ano, o sedã da Mitsubishi valorizou 1,59%, pouco mais de 5 pontos percentuais abaixo da média geral. Será que é um delta suficiente para abrir mão do carro que você mais gosta?”

Abaixo, você confere as listas dos 10 modelos descontinuados que mais valorizaram durante a pandemia.

10 modelos descontinuados que mais valorizaram durante a pandemia (Mobiauto)

Modelo/Versãomar/20abr/21Variação
Audi A3 Sedan Prestige 1.4 TFSI 2020R$122.651R$147.45620,22%
Toyota Etios X Plus 1.5 Flex 16V 5p 2020R$50.115R$57.67315,08%
Audi A3 Sedan Prestige 1.4 TFSI 2020R$113.202R$129.10314,05%
Nissan March SV 1.0 12V Flex 5p 2020R$43.086R$49.02013,77%
Nissan March SV 1.6 FlexStart Aut. 2020R$54.144R$60.92412,52%
Toyota Etios X Plus Sedan 1.5 16V 2020R$52.738R$59.29712,44%
Nissan March SV 1.6 16V FlexStart 5p 2020R$49.203R$55.26712,32%
Toyota Etios X 1.3 Flex 16V 5p 2020R$44.433R$49.89612,29%
VW up! 1.0 Total Flex 12V 5p 2020R$43.684R$48.90011,94%
Toyota Etios X Plus 1.5 16V 5p Aut. 2020R$55.183R$61.23210,96%

Na próxima tabela, a Mobiauto relaciona os 10 modelos que deixaram de ser comercializados no país que mais perderam cotações no período da pandemia, onde há, curiosamente, uma coincidência: 5 modelos da Ford e 5 da Citroën.

10 modelos descontinuados que mais desvalorizaram durante a pandemia (Mobiauto)

Modelo/Versãomar/20abr/21Variação
Ford Fusion SEL 2.0 Ecoboost. 16V 2019R$128.953R$112.528-12,74%
Ford Fusion Titanium 2.0 GTDI AWD 2019R$159.653R$142.125-10,98%
Ford EcoSport Storm 2.0 4WD 16V 2020R$91.948R$85.134-7,41%
Ford EcoSport 100 Anos 1.5 Flex Aut. 2020R$76.006R$70.400-7,38%
Ford Fusion Titanium Hybrid 2.0 2019R$161.574R$151.132-6,46%
Citroën C3 Tendance Pure Tech 1.2 2020R$50.873R$47.603-6,43%
Citroën AirCross Live Bus. 1.6 Flex 5p 2020R$61.684R$57.899-6,14%
Citroën C4 Lounge Shine 1.6 Turbo Flex 2020R$92.357R$87.000-5,80%
Citroën C3 Excl. 1.6 VTi 16V Aut. 2020R$62.894R$59.706-5,07%
Citroën C4 Lounge 100 Anos 1.6 TB 2020R$93.724R$89.003-5,04%

desvalorizaçãomercadomobiautovalorização
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Corinthians e Mancini caem; Palmeiras decidirá mais um título
Próximo
Argo Week: Fiat traz Argo 0 km com desconto de até R$ 5 mil até sábado (22)

Você também pode gostar...

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto