Foto: Reprodução/Twitter @MercedesAMGF1
Os primeiros treinos para o GP de PortugaL, que será disputado neste domingo no circuito de Portimão, escolhido para substituir o mais conhecido (para a Fórmula 1) circuito de Portimão, mostraram que a luta entre Mercedes e Red Bull será bem acirrada e interessante. Naturalmente todas as atenções se voltam para os dois primeiros pilotos de cada equipe, respectivamente Hamilton e Verstappen, mas seus companheiros, Bottas e Perez (sobretudo este último), também ganham destaque e provavelmente figurarão entre os primeiros na linha de chegada.
O que se pode garantir, desde já, é que a classificação de amanhã será muito disputada e não se pode, racionalmente, apontar um claro favorito, embora, em minha opinião, seria uma surpresa se um terceiro conseguisse superar tanto Hamilton como Verstappen.
Foto: Reprodução/Twitter @redbullracing
Este mesmo conceito, por sinal, vale também para o Grande Prêmio no domingo, que vê os dois grandes rivais como favoritos para a vitória neste circuito que, inaugurado em 2008, já foi palco de muitos testes para finalmente estrear, no ano passado, no calendário da Fórmula 1.
Trata-se de uma pista larga, o que pode facilitar as ultrapassagens, com diferentes tipos de curvas e uma longa reta, tudo isso acompanhado de uma altimetria de subidas e descidas que exige muito do piloto em termos de esforço físico embora não desgaste excessivamente os pneus. Aliás é interessante lembrar que no ano passado Hamilton venceu fazendo apenas um pit stop.
Foto: XPB Images
Entre as curiosidades deste fim de semana está a estreia na F1 de Callum Ilott, piloto que despontou de forma clara no ano passado, quando foi vice-campeão da Fórmula 2 e nesta sexta-feira, mostrou não sentir a mudança de categoria. Ele é piloto reserva da Ferrari para essa temporada e foi anunciado, na última semana, como o segundo piloto de testes da Alfa Romeo. Hoje, andou no primeiro treino livre com o carro da equipe.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA – por Pirelli
Imagem: Divulgação/Pirelli
・ Embora só tenha sido inaugurado em 2008, Portimão parece um pouco com uma pista da velha guarda, com muitas mudanças de elevação e um traçado implacável. A pista é bastante larga, o que possibilita várias linhas diferentes e também ajuda nas ultrapassagens.
・É um circuito bastante variado, com diferentes tipos de curvas – bem como uma longa reta – que fornecem um ótimo teste geral das habilidades de um carro, colocando demandas laterais e longitudinais nos pneus, com frenagens fortes. Embora só tenha feito sua estreia em corridas no ano passado, já foi usado para testes de F1 anteriormente.
・ Uma das curvas mais exigentes é a Portimão: uma à direita de tomada dupla semelhante a Acque Minerali, de Imola. A maioria das curvas são cegas em Portimão, o que aumenta o desafio.
・ A superfície era nova para a corrida do ano passado e entregou, surpreendentemente, pouca aderência. Neste ano, o asfalto pode ter amadurecido, proporcionando mais aderência.
・ A corrida de 2020 foi vencida com uma estratégia de parada única utilizando pneus médios e duros, dando a Lewis Hamilton sua 92ª vitória na carreira, batendo o recorde anterior. O desgaste e a degradação dos pneus foram suficientemente baixos para permitir que Esteban Ocon completasse 53 voltas com o pneu médio.
Confira os resultados dos dois treinos livres dessa sexta-feira:
A good start to the weekend for @ValtteriBottas ?
And nice work from @callum_ilott on his F1 track debut?#PortugueseGP ?? pic.twitter.com/ZjmflTF0XM
— Formula 1 (@F1) April 30, 2021
A strong session for @LewisHamilton ?
With @Max33Verstappen only 0.143 off ?#PortugueseGP ?? #F1 pic.twitter.com/KASIKBie6F
— Formula 1 (@F1) April 30, 2021