Os primeiros treinos para o GP de PortugaL, que será disputado neste domingo no circuito de Portimão, escolhido para substituir o mais conhecido (para a Fórmula 1) circuito de Portimão, mostraram que a luta entre Mercedes e Red Bull será bem acirrada e interessante. Naturalmente todas as atenções se voltam para os dois primeiros pilotos de cada equipe, respectivamente Hamilton e Verstappen, mas seus companheiros, Bottas e Perez (sobretudo este último), também ganham destaque e provavelmente figurarão entre os primeiros na linha de chegada.
O que se pode garantir, desde já, é que a classificação de amanhã será muito disputada e não se pode, racionalmente, apontar um claro favorito, embora, em minha opinião, seria uma surpresa se um terceiro conseguisse superar tanto Hamilton como Verstappen.
Este mesmo conceito, por sinal, vale também para o Grande Prêmio no domingo, que vê os dois grandes rivais como favoritos para a vitória neste circuito que, inaugurado em 2008, já foi palco de muitos testes para finalmente estrear, no ano passado, no calendário da Fórmula 1.
Trata-se de uma pista larga, o que pode facilitar as ultrapassagens, com diferentes tipos de curvas e uma longa reta, tudo isso acompanhado de uma altimetria de subidas e descidas que exige muito do piloto em termos de esforço físico embora não desgaste excessivamente os pneus. Aliás é interessante lembrar que no ano passado Hamilton venceu fazendo apenas um pit stop.
Entre as curiosidades deste fim de semana está a estreia na F1 de Callum Ilott, piloto que despontou de forma clara no ano passado, quando foi vice-campeão da Fórmula 2 e nesta sexta-feira, mostrou não sentir a mudança de categoria. Ele é piloto reserva da Ferrari para essa temporada e foi anunciado, na última semana, como o segundo piloto de testes da Alfa Romeo. Hoje, andou no primeiro treino livre com o carro da equipe.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA – por Pirelli
・ Embora só tenha sido inaugurado em 2008, Portimão parece um pouco com uma pista da velha guarda, com muitas mudanças de elevação e um traçado implacável. A pista é bastante larga, o que possibilita várias linhas diferentes e também ajuda nas ultrapassagens.
・É um circuito bastante variado, com diferentes tipos de curvas – bem como uma longa reta – que fornecem um ótimo teste geral das habilidades de um carro, colocando demandas laterais e longitudinais nos pneus, com frenagens fortes. Embora só tenha feito sua estreia em corridas no ano passado, já foi usado para testes de F1 anteriormente.
・ Uma das curvas mais exigentes é a Portimão: uma à direita de tomada dupla semelhante a Acque Minerali, de Imola. A maioria das curvas são cegas em Portimão, o que aumenta o desafio.
・ A superfície era nova para a corrida do ano passado e entregou, surpreendentemente, pouca aderência. Neste ano, o asfalto pode ter amadurecido, proporcionando mais aderência.
・ A corrida de 2020 foi vencida com uma estratégia de parada única utilizando pneus médios e duros, dando a Lewis Hamilton sua 92ª vitória na carreira, batendo o recorde anterior. O desgaste e a degradação dos pneus foram suficientemente baixos para permitir que Esteban Ocon completasse 53 voltas com o pneu médio.
Confira os resultados dos dois treinos livres dessa sexta-feira:
A good start to the weekend for @ValtteriBottas ?
And nice work from @callum_ilott on his F1 track debut?#PortugueseGP ?? pic.twitter.com/ZjmflTF0XM
— Formula 1 (@F1) April 30, 2021
A strong session for @LewisHamilton ?
With @Max33Verstappen only 0.143 off ?#PortugueseGP ?? #F1 pic.twitter.com/KASIKBie6F
— Formula 1 (@F1) April 30, 2021