A Renault sempre esteve antenada à eletrificação de seus carros e prova disso é que, quando lançou o Zoe, seu veículo 100% elétrico, fez um sucesso enorme, se tornando o carro elétrico mais vendido no mercado europeu. São mais de 270 mil unidades vendidas desde 2012. Ele é o número um em vendas na Alemanha e na França.
Na época do lançamento, no final de 2012, o primeiro Zoe oferecia aproximadamente 150 quilômetros de autonomia real com uma bateria de 22 kWh, uma distância que já era bastante superior em comparação com a distância média percorrida diariamente pelos condutores europeus.
Já em 2016, a Renault lançou a segunda geração do Zoe com a bateria Z.E. 40, cujos 41 kWh permitiram duplicar a autonomia do veículo, chegando a 300 quilômetros de autonomia real. O trabalho se concentrou na parte química dos íons de lítio, para melhorar a densidade da bateria.
Agora, na terceira geração, o novo Renault Zoe E-Tech assume uma dimensão mais ampla em matéria de versatilidade, qualidade e tecnologias. Com bateria de 52 kWh, sua autonomia chega a 385 quilômetros, com ainda mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC). O modelo também proporciona um prazer superior ao dirigir, graças à motorização mais performante, com 135 cv de potência e 25 kgfm de torque, que permitem ao condutor aproveitar a aceleração instantânea e suave.
+ Leia também:
O que ninguém conta sobre os carros elétricos
8 razões para comprar um carro elétrico agora e 8 razões para não comprar
A arquitetura elétrica foi totalmente repensada para receber o quadro de instrumentos digital de série. A iluminação agora é full LED em todas as versões, oferecendo assim uma luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas, com um consumo energético mínimo. O modelo começa a ser vendido no Brasil em duas versões de acabamento: Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990).
“Em um mercado elétrico em forte crescimento, a Renault confirmou sua liderança na Europa, com alta de 101,4% em comparação com 2019, ou seja, dobramos nossas vendas de veículos elétricos. O Zoe é o carro 100% elétrico campeão de vendas na Europa, com mais de 100 mil unidades vendidas no ano passado, e líder nos principais mercados como a França, que é a nossa casa, mas também na Alemanha, que é outro importante e disputado mercado. O novo Zoe E-Tech é um veículo que chega para fortalecer a nossa liderança na venda de veículos elétricos, também aqui no Brasil”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Atualmente, o design externo sofreu mudanças, seu capô foi redesenhado, os faróis dianteiros receberam a tecnologia full LED, o para-choque dianteiro e faróis de neblina foram totalmente redesenhados, ganhou novas rodas de 16 polegadas, o losango da Renault que aparece no centro da grade esconde a tomada de recarga e uma gama completa de cores.
Da mesma forma, ocorreram mudanças para a parte interna, ele ganhou tela de 10 polegadas para o condutor, tela multimídia touchscreen de sete polegadas, painel de bordo totalmente redesenhado, revestimentos internos provenientes da economia circular, sendo que no acabamento Zen, o novo Zoe E-Tech inaugura revestimentos internos de tecido 100% proveniente de reciclagem, freio de estacionamento automático, entre outros features.
Assim, o novo Zoe E-Tech também passa a fazer parte do catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca lançado em janeiro e que faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize.
A Renault firmou uma parceria com duas empresas líderes no setor elétrico no Brasil, a WEG e a EDP. Dessa forma, os clientes da Renault, sejam empresas ou consumidores finais, contam com um serviço completo para a aquisição e instalação de carregadores elétricos.