A previsão de uma vitória de Verstappen em função daquilo que tinha sido visto nos treinos acabou se confirmando numa corrida que teve um de seus pontos altos na largada, onde Hamilton teve um pequeno choque com o holandês, subiu na zebra e perdeu um pedaço da asa dianteira. A partir daí, Verstappen assumiu a ponta e foi pouco a pouco construindo sua vitória.
A corrida acabou sendo tranquila para Verstappen, que chegou com 22 segundos de vantagem sobre Hamilton mas apresentou muita luta nas posições intermediárias, sobretudo no pelotão do meio, mais ou menos do 6º a 10º lugares onde foi uma luta contínua quase até o fim.
The mistake? Rare from Hamilton ?
The recovery? Classy, determined, and skilful as ever ?#ImolaGP ?? #F1 pic.twitter.com/sIZcfpT528
— Formula 1 (@F1) April 18, 2021
O destaque, na minha opinião, foi o fato pouco comum de Hamilton ter errado, o que, se de um lado facilitou o trabalho de Verstappen, do outro, deu nova emoção ao Grande Prêmio pela corrida de recuperação que o heptacampeão inglês foi obrigado a fazer e que o levou a um merecido 2º lugar.
Ainda falando de pilotos, uma outra nota de destaque para o jovem Norris que, corrida após corrida, vem se consolidando como um piloto de largo futuro. Ele conquistou o terceiro lugar do pódio e fez os torcedores britânicos mais antigos lembrarem de Stirling Moss.
The incident that brought out red flags in Imola ?#ImolaGP ?? #F1 pic.twitter.com/Z18dCPXwOZ
— Formula 1 (@F1) April 18, 2021
Na 33ª volta, tivemos uma batida de Russell em Bottas. Em minha opinião, culpa do piloto inglês que acabou prejudicando diretamente a corrida do finlandês sem que ele tivesse qualquer culpa. Essa batida causou interrupção da corrida com exposição de bandeira vermelha e uma relargada, o que deu mais emoção para a prova.
Do ponto de vista mecânico, ficou claro que a Red Bull de motor Honda, nesse momento o melhor de todos, é a grande adversária da Mercedes na luta pelo título, enquanto a McLaren pode aparecer, dependendo de circunstâncias favoráveis, como terceiro disputante, um pouco à frente da Ferrari.
A Ferrari, com novo assoalho, mostrou progressos, ratificando a impressão positiva que tinha deixado nos testes em túnel de vento. Se conseguir progredir ainda mais, poderá se tornar uma adversária à altura das três primeiras, sem obrigar Leclerc a dirigir constantemente no limite.
Com as restrições que o regulamento impõe para esse ano, é improvável que essa relação de forças venha a ser modificada. Assim, as novidades nesse sentido só deverão acontecer em 2022.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Emília Romagna de Fórmula 1: