No ano de 2016, a Jeep trouxe ao Brasil o novo Compass, feito aqui na planta de Goiana (PE). Logo no ano seguinte, ele passa a ser o SUV mais vendido com 50 mil unidades. Sucesso absoluto desde então, a cada 10 SUV’s médios, 7 são Compass. Ele é líder do seu segmento com cerca de 70% do mercado, tendo vendido mais de 240 mil unidades no Brasil.
E para comemorar o ano em que a Jeep completa 80 anos desde que nasceu nos Estados Unidos, a marca aposta em inovações no modelo que foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em 2007 e que é o único até hoje que conta com motor Diesel em seu segmento.
“O Compass mudou o mercado de SUVs e logo tornou-se referência entre os utilitários esportivos de médio porte. Em pouco tempo, o modelo conquistou a confiança e o coração do brasileiro e tornou-se líder da sua categoria com participação cada vez maior no mercado e em seu segmento. Assim, sua nova geração tem sido muito esperada. Prova disso foi o sucesso incrível da pré-venda da Série Especial 80 anos, que esgotou mil unidades em apenas 48 horas. Importante mencionar que isso aconteceu quando a nova geração não havia sido lançada, o que só comprova a confiança do consumidor na Jeep e o sucesso que o Compass é e continuará sendo”, comenta Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.
Assim, uma das grandes novidades do Novo Jeep Compass é o novo motor flex turbo com 270 Nm de torque a 1.750 rpm e 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm, sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades. O propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.
Da mesma forma que o motor flex mudou, o motor a diesel ganhou nova versão, agora denominada de TD350 turbo diesel, com 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Essa nova versão, vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza.
De fato, ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente 10 mil km, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora. O motor TD350 mantém ainda seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e ótima autonomia (mais de 800 km com tanque de 60 litros).
Atualmente, todas as versões turbo diesel do novo Compass possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante. Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Ao mesmo tempo que os motores são novos, ele ganhou vários “features” e um deles é o Jeep Traction Control +, que é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões turbo flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Simultaneamente a essas mudanças, ele vem como item de série em todas as versões turbo flex, o modo de condução Sport, que ao ser ativada por uma tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.
Ainda como principais mudanças, o novo Jeep Compass tem agora maior ângulo de entrada, passando dos atuais 16,2° para até 21,5, o que representa um aumento de 33%. A mudança traz mais conforto e capacidade de vencer obstáculos cotidianos como buracos e canaletas. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.
Frequentemente as mudanças são feitas também no design e o Jeep Compass não ficou de fora, trazendo novidades como o para-choque dianteiro, caixa de roda trapezoidal na cor do veículo, mini saia e arco da roda (19 polegadas na versão S), para-choques na cor do carro, faróis Full LED com assinatura em LED de série para todas as versões e faróis de neblina com a mesma tecnologia. Os novos faróis trazem ainda mais sofisticação ao conjunto óptico do Compass, com performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100.000 horas), reduzindo a necessidade de manutenção.
No interior, são novidades o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, carregador por indução para celular. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).
Com exceção da versão Sport, todos os outros modelos contam com nova central multimídia com tela de 10,1” Full HD, permitindo o espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio. Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus traz todos os features já apresentados no Renegade (aqui) e ainda outras funcionalidades exclusivas, como localizador de estacionamento e de posto de combustível, aceso remoto para acionar o motor utilizando o celular ou dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes, por exemplo, entre outras.
Assim como a conectividade, a segurança também tem forte presença com recursos como o controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e o farol alto automático (AHB). A frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas é outro item de segurança, assim como o detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas por meio da câmera frontal, além de mais airbags de série que foram incluídos como item de série.
E por último, uma das mudanças que até então apenas carros de alto luxo tinham, era o sensor de presença para abrir o porta-malas, permitindo ao usuário passar o pé por baixo do para-choque traseiro para que o sistema entenda e abra a tampa.
Enfim, o Jeep Compass mudou e ganhou nova versão a S e se você estiver pensando em comprar o Novo Jeep Compass, acompanhe os valores sugeridos para todos os estados do Brasil.
Tabela de preços - Novo Jeep Compass 2022
Modelo/Versão | Preço (exceto SP e PB) | Preço (Estado de SP) | Preço (Estado de PB) |
---|---|---|---|
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 | R$ 139.990 | R$ 144.647 | R$ 144.046 |
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 | R$ 154.990 | R$ 160.146 | R$ 159.481 |
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 | R$ 162.990 | R$ 168.412 | R$ 167.713 |
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 | R$ 176.990 | R$ 182.878 | R$ 182.118 |
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 | R$ 187.990 | R$ 194.244 | R$ 193.437 |
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 | R$ 196.990 | R$ 203.630 | R$ 204.767 |
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 | R$ 204.990 | R$ 211.900 | R$ 213.083 |
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 | R$ 216.990 | R$ 224.304 | R$ 225.556 |
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 | R$ 216.990 | R$ 224.304 | R$ 225.556 |