A Mitsubishi traz de volta a quarta geração do seu sucesso em vendas, a picape L200 Triton Savana, que responde por mais de 50% do total de modelos comercializados pela marca, desde 1978, quando a Mitsubishi Motors apresentava ao mercado a primeira versão da picape L200 e o modelo se consolidava como um dos mais robustos e capazes do mercado, com capacidade de carga de mais de uma tonelada.
Hoje, 23 anos após o início da produção nacional, a picape ainda é o veículo mais vendido da Mitsubishi no Brasil, e tamanho sucesso é explicado pelas diferentes versões, séries especiais e edições limitadas projetadas pela Mitsubishi Motors no Brasil, com foco no perfil do consumidor no País.
Assim, a Mitsubishi traz esse mês para todas as concessionárias do País a nova L200 Triton Savana, ao preço de R$ 204.990.
Agora, o visual arrojado e a capacidade off-road continuam como principal característica dela, que vem equipada com snorkel em tom grafite que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional.
Além disso, um bagageiro na cor preta com capacidade de carga de até 50kg também está presente no modelo. Ele carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo. Para mais capacidade em todos os tipos de terreno, especialmente os mais desafiadores, a L200 Triton Savana foi equipada com pneus Pirelli MTR 255/70 R16, 80% off-road e 20% on-road.
O acabamento na cor grafite ainda está presente no para-choque de impulsão dianteiro, para-choque traseiro, nas maçanetas das portas, nas capas dos retrovisores e também nas rodas em liga leve e aro 16. Eles contrastam com as seis opções de cores de carroceria: Amarelo Rally, Bege Jizan, Azul Baikal, Vermelho Mônaco, Branco Fuji e Verde Forest e proporcionam um visual extremamente arrojado.
Da mesma forma ocorreram mudanças em seu interior, onde a L200 Triton Savana recebeu revestimento dos bancos e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à frente do banco do passageiro.
Os bancos traseiros possuem excelente ângulo do encosto e um design que amplifica a sensação de profundidade, além de trazerem sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis com a máxima segurança. Para a completar comodidade de todos a bordo, o porta-luvas tem o prático “Push Lock”, que tem a tampa com abertura amortecida e facilidade de acesso também pelo lado do motorista.
+ Leia também: Teste completo da nova Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S
Ao mesmo tempo em que ocorreram mudanças no design e no interior, a série especial L200 Triton Savana traz sob o capô o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque e esse motor conta com uma turbina variável que permite entregar o torque máximo de forma quase instantânea e linear, em baixíssimas rotações, garantindo toda força para o uso em situações severas no fora-de-estrada.
Outro destaque no motor é o sistema MIVEC, que atua de forma dinâmica no comando de válvulas, permitindo dosar a quantidade ideal de ar no processo de combustão, evitando perdas e aumentando da eficiência energética. O propulsor tem ainda uma baixa taxa de compressão, o que se traduz na prática em um funcionamento suave e silencioso.
Analogamente, impossível falar da L200 Triton Savana sem falar de tração. Ela utiliza o sistema de tração Easy Select, com diversos modos de condução, ideais para cada tipo de situação dentro e fora de estrada: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. Cada modo pode ser escolhido facilmente pelo motorista, por meio de um seletor no console central.
Além disso, a picape conta com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como em valetas transversais ou terrenos com erosões, o veículo é capaz de superar com facilidade a um simples toque no botão.
Se somarmos o modo de condução normal com a reduzida, temos 15 combinações de marchas que garantem o excelente desempenho da picape em todos os tipos de terreno.
A aptidão off-road da nova L200 Triton Savana está presente nos títulos conquistados nos ralis pelo mundo e nas excelentes dimensões para o fora-de-estrada:
Ângulo de entrada | 33° |
Ângulo de saída | 24° |
Ângulo de rampa | 29º |
Inclinação lateral | 45º |
Altura livre do solo | 220 mm |
Travessia na água | 700 mm |
A suspensão SDS II é composta por barra estabilizadora expandida e molas helicoidais sendo o conjunto dianteiro independente, com braços triangulares duplo e o traseiro, com uso de eixo rígido e molas semielípticas.
A caçamba foi construída com paredes laterais mais altas, o que ampliou sua capacidade volumétrica e ganhou um protetor X-Liner em Poliuréia que oferece uma superfície rígida e resistente, com selagem hermética e impermeável, que evita ferrugem e corrosão, além de ser resistente a riscos e antiderrapante.
Sob o ponto de vista de segurança, seu sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com a tecnologia Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
Em conjunto com tudo isso está o sistema Emergency Stop Signal (ESS), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.