Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaLamborghini

Lamborghini Miura SV, o mais cobiçado do mercado, completa 50 anos

por Claudio Carsughi 14/04/2021
por Claudio Carsughi 14/04/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

Há exatos 50 anos foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, em 1971, o Lamborghini Miura SV. Na mesma ocasião, nas proximidades do estande da Carrozzeria Bertone, o Countach LP 500 é apresentado, definido como uma “ideia de carro” para produção futura. O Miura SV, onde “V” é a sigla para rápido, foi projetado para complementar a versão S mas, dado o sucesso que o mercado logo lhe atribuirá, ele o substituirá.

Hoje o Lamborghini Miura SV é carro vintage mais cobiçado do mercado e é considerado a mais alta expressão do conceito de “supercarro” de sua época, assim como a melhor versão já produzida de todos os Miura. Os mesmos engenheiros Giampaolo Dallara e Paolo Stanzani, então gerentes técnicos da Lamborghini e pais do Miura e Miura S, confirmaram que a versão SV se beneficiou da experiência adquirida durante os primeiros 5 anos de produção do Miura.

Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

O motor do SV desenvolve mais potência, 385 cv a 7.850 rpm e é mais dirigível graças a um torque mais alto (40,7 kgm a 5750 rpm) distribuído de forma diferente. Outra novidade são os ajustes dos 4 carburadores Weber de cano triplo, novamente do tipo 40IDL3C. Foi no SV que, durante a produção, adotaram um sistema de lubrificação separado entre o motor e a caixa de câmbio, uma modificação praticamente invisível de fora, mas tecnicamente extremamente válida.

O Miura SV é um pouco diferente do outro Miura (P400 e P400 S), tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico. Mantendo a mesma configuração geral, com o motor 12 cilindros de 4 litros colocado transversalmente na posição central traseira, o SV adota uma estrutura mais rígida e reforçada em alguns pontos cruciais, suspensão traseira revisada nos pontos de sustentação e na forma dos braços com uma faixa aumentada em quase 130 milímetros. Nesta versão, ele utiliza pneus de tamanhos diferentes entre a dianteira e a traseira, com os aros traseiros que vão de 7 a 9 polegadas e adotam pneus 255. O acabamento na cor ouro foi escolhido pelos clientes na maioria dos Miura SV produzidos.

Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

Essas mudanças técnicas envolveram também uma revisão das formas do Miura, atualizadas pelo próprio Marcello Gandini, criador do projeto original. O SV é visualmente caracterizado por pára-lamas traseiros mais largos, luzes traseiras de diferentes designs e um capô dianteiro com uma diferente entrada de ar para esfriar o radiador.

No capô dianteiro, a modificação mais marcante que caracteriza o Miura SV é a ausência dos famosos “cílios” em torno dos faróis. Esta mudança não surgiu de um motivo técnico, mas de um pedido específico de Ferruccio Lamborghini, que, sabendo o quão complexa e cara era a montagem e acabamento perfeito dos cílios, queria reduzir o tempo de produção do Miura. No entanto, foi o próprio Ferruccio quem pediu os cílios dos faróis do seu SV pessoal, que, portanto, é o único a ter oficialmente adotado essa especificação.

Lamborghini Miura SV

Foto: Divulgação/Lamborghini

O interior do SV era mais requintado e atualizado em relação às versões anteriores, principalmente devido a uma maior utilização do couro no estofamento e à presença de vários elementos cromados.

A velocidade máxima declarada para o Miura SV é superior a 290 km/h e é alcançada em pouco menos de 24 segundos; por enquanto, são números de registro absolutos. No início de 1973, após a produção de 150 unidades, o Miura SV saiu de produção.

Um último exemplar foi expressamente encomendado por Walter Wolf em 1975 e agora está guardado no MUDETEC, o Museu Lamborghini em Sant’Agata Bolognese.

Assim, com o Miura SV se fecha definitivamente uma época em que a rapidez e a sinuosidade das linhas ditaram a lei, um período irrepetível durante o qual um pequeno grupo de jovens, animados por uma paixão inata e com valiosas aptidões técnicas, conseguiu alcançar o que pois muitos foram, e continuam sendo, o carro de produção mais bonito já produzido.

Lamborghini Polo Storico

Lamborghini Polo Storico, inaugurado em 2015, é o departamento da Automobili Lamborghini responsável por preservar a história da empresa Sant’Agata Bolognese. A restauração e certificação de todos os carros Lamborghini produzidos até 2001 são as atividades fundamentais do Polo Storico. Soma-se a isso a reconstrução de peças sobressalentes de Lamborghinis antigos e a conservação e gerenciamento do arquivo, atividades por meio das quais o Lamborghini Polo Storico quer apoiar a preservação de todos os Lamborghinis clássicos.

Lamborghinimiuramiura svsupercarro
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Jeep Compass 2022 abre pré-venda de novas versões turbo; confira os preços
Próximo
Definidos os semifinalistas da Champions

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência