Há exatos 50 anos foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, em 1971, o Lamborghini Miura SV. Na mesma ocasião, nas proximidades do estande da Carrozzeria Bertone, o Countach LP 500 é apresentado, definido como uma “ideia de carro” para produção futura. O Miura SV, onde “V” é a sigla para rápido, foi projetado para complementar a versão S mas, dado o sucesso que o mercado logo lhe atribuirá, ele o substituirá.
Hoje o Lamborghini Miura SV é carro vintage mais cobiçado do mercado e é considerado a mais alta expressão do conceito de “supercarro” de sua época, assim como a melhor versão já produzida de todos os Miura. Os mesmos engenheiros Giampaolo Dallara e Paolo Stanzani, então gerentes técnicos da Lamborghini e pais do Miura e Miura S, confirmaram que a versão SV se beneficiou da experiência adquirida durante os primeiros 5 anos de produção do Miura.
O motor do SV desenvolve mais potência, 385 cv a 7.850 rpm e é mais dirigível graças a um torque mais alto (40,7 kgm a 5750 rpm) distribuído de forma diferente. Outra novidade são os ajustes dos 4 carburadores Weber de cano triplo, novamente do tipo 40IDL3C. Foi no SV que, durante a produção, adotaram um sistema de lubrificação separado entre o motor e a caixa de câmbio, uma modificação praticamente invisível de fora, mas tecnicamente extremamente válida.
O Miura SV é um pouco diferente do outro Miura (P400 e P400 S), tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico. Mantendo a mesma configuração geral, com o motor 12 cilindros de 4 litros colocado transversalmente na posição central traseira, o SV adota uma estrutura mais rígida e reforçada em alguns pontos cruciais, suspensão traseira revisada nos pontos de sustentação e na forma dos braços com uma faixa aumentada em quase 130 milímetros. Nesta versão, ele utiliza pneus de tamanhos diferentes entre a dianteira e a traseira, com os aros traseiros que vão de 7 a 9 polegadas e adotam pneus 255. O acabamento na cor ouro foi escolhido pelos clientes na maioria dos Miura SV produzidos.
Essas mudanças técnicas envolveram também uma revisão das formas do Miura, atualizadas pelo próprio Marcello Gandini, criador do projeto original. O SV é visualmente caracterizado por pára-lamas traseiros mais largos, luzes traseiras de diferentes designs e um capô dianteiro com uma diferente entrada de ar para esfriar o radiador.
No capô dianteiro, a modificação mais marcante que caracteriza o Miura SV é a ausência dos famosos “cílios” em torno dos faróis. Esta mudança não surgiu de um motivo técnico, mas de um pedido específico de Ferruccio Lamborghini, que, sabendo o quão complexa e cara era a montagem e acabamento perfeito dos cílios, queria reduzir o tempo de produção do Miura. No entanto, foi o próprio Ferruccio quem pediu os cílios dos faróis do seu SV pessoal, que, portanto, é o único a ter oficialmente adotado essa especificação.
O interior do SV era mais requintado e atualizado em relação às versões anteriores, principalmente devido a uma maior utilização do couro no estofamento e à presença de vários elementos cromados.
A velocidade máxima declarada para o Miura SV é superior a 290 km/h e é alcançada em pouco menos de 24 segundos; por enquanto, são números de registro absolutos. No início de 1973, após a produção de 150 unidades, o Miura SV saiu de produção.
Um último exemplar foi expressamente encomendado por Walter Wolf em 1975 e agora está guardado no MUDETEC, o Museu Lamborghini em Sant’Agata Bolognese.
Assim, com o Miura SV se fecha definitivamente uma época em que a rapidez e a sinuosidade das linhas ditaram a lei, um período irrepetível durante o qual um pequeno grupo de jovens, animados por uma paixão inata e com valiosas aptidões técnicas, conseguiu alcançar o que pois muitos foram, e continuam sendo, o carro de produção mais bonito já produzido.
Lamborghini Polo Storico
Lamborghini Polo Storico, inaugurado em 2015, é o departamento da Automobili Lamborghini responsável por preservar a história da empresa Sant’Agata Bolognese. A restauração e certificação de todos os carros Lamborghini produzidos até 2001 são as atividades fundamentais do Polo Storico. Soma-se a isso a reconstrução de peças sobressalentes de Lamborghinis antigos e a conservação e gerenciamento do arquivo, atividades por meio das quais o Lamborghini Polo Storico quer apoiar a preservação de todos os Lamborghinis clássicos.