No mercado desde 2016, a Fiat Toro reina absoluta em seu segmento, afinal, a Duster Oroch está ali como mera figurante. Entretanto, o protagonismo da picape da Stellantis está com os dias contados, pelo menos, se depender da mais recente novidade do mercado: a Hyundai Santa Cruz. Promessa de longa data, o modelo, finalmente, foi revelado pela montadora sul-coreana. Mas, vale um adendo: ainda não há confirmação de chegada no Brasil.
A picape é baseada na quarta geração do Hyundai Tucson e, pelo menos por enquanto, vai ser vendida só nos Estados Unidos. A produção começa em junho, na fábrica da marca localizada no estado do Alabama. As entregas começam logo em seguida. As reservas, no entanto, já poderão ser feitas a partir deste mês. Preços ainda não foram divulgados.
Com, praticamente, o mesmo porte da Toro, a Santa Cruz mede 4,97 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,69 m de altura e 3 metros de espaço entre-eixos. Para comparação, em números, o exemplar da Fiat oferece, respectivamente: 4,94 m, 1,84 m, 1,74 m e 2,99 m. A capacidade de carga não foi revelada pela Hyundai, porém, informações apontam que o volume não chega à metade da 1 tonelada que a Toro carrega. Ou seja, o que se sabe até agora é que a novata é mais larga e maior de uma ponta a outra.
Características
Se mesmo depois de tanto tempo você ainda acha o visual da Toro polêmico, ainda não viu nada. A Hyundai Santa Cruz seguiu à risca a cartilha do Tucson e também traz luzes de LED integradas à grade dianteira. A picape monobloco, inclusive, também oferece faróis principais na parte inferior da dianteira, como na rival. O para-choque da frente abusa da robustez, com contornos quadrados.
Já na parte traseira, a picape é mais sóbria, com lanternas horizontais que invadem a tampa da caçamba (lá está o nome do veículo em letras garrafais) e têm iluminação em LED. Degraus nas laterais do para-choque dão um toque de originalidade ao conjunto.
Motorização
Enquanto aguarda a chegada do motor 1.3 turbo, a Fiat Toro oferece ao consumidor os propulsores 1.8 flex e 2.0 diesel. Mas, para a Hyundai norte-americana, a estratégia é outra. A Santa Cruz vai oferecer ao cliente local dois motores a gasolina com 2,5 litros. Um é aspirado e o outro, turbo. Respectivamente, geram potência máxima de 190 cv (câmbio automático de oito velocidades) e 275 cv (transmissão com dupla embreagem e oito marchas). A tração é sempre integral.
A provável futura concorrente de Fiat Toro, Ford Maverick e Volkswagen Tarok no mercado nacional, claro, não poderia esquecer do recheio. Com interior praticamente idêntico ao do irmão Tucson, o modelo tem itens como assistentes de faixa e de colisão frontal. A tela central tem 10 polegadas e o quadro de instrumentos é digital, também com 10″.
Mimos
No mais, espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assim como carregador wireless estão na lista. Entre os mimos, há um pequeno porta-malas, com vedação, na parte da caçamba e, sob o banco traseiro, um compartimento para esconder pequenos itens.
Para o Brasil, não há nada cravado em relação à novata. Porém, se vier importada dos Estados Unidos, a Santa Cruz não seria comercialmente interessante para o Brasil. Por isso, já há rumores apontando para uma possível produção do modelo na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO). Por hora, tudo não passa de especulação.