Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HyundaiIndustria Automobilistica

Hyundai Santa Cruz é arma contra a Fiat Toro

por Vagner Aquino 16/04/2021
por Vagner Aquino 16/04/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Hyundai Santa Cruz

Foto: Divulgação/Hyundai

No mercado desde 2016, a Fiat Toro reina absoluta em seu segmento, afinal, a Duster Oroch está ali como mera figurante. Entretanto, o protagonismo da picape da Stellantis está com os dias contados, pelo menos, se depender da mais recente novidade do mercado: a Hyundai Santa Cruz. Promessa de longa data, o modelo, finalmente, foi revelado pela montadora sul-coreana. Mas, vale um adendo: ainda não há confirmação de chegada no Brasil.

Hyundai Santa Cruz

Foto: Divulgação/Hyundai

A picape é baseada na quarta geração do Hyundai Tucson e, pelo menos por enquanto, vai ser vendida só nos Estados Unidos. A produção começa em junho, na fábrica da marca localizada no estado do Alabama. As entregas começam logo em seguida. As reservas, no entanto, já poderão ser feitas a partir deste mês. Preços ainda não foram divulgados.

Com, praticamente, o mesmo porte da Toro, a Santa Cruz mede 4,97 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,69 m de altura e 3 metros de espaço entre-eixos. Para comparação, em números, o exemplar da Fiat oferece, respectivamente: 4,94 m, 1,84 m, 1,74 m e 2,99 m. A capacidade de carga não foi revelada pela Hyundai, porém, informações apontam que o volume não chega à metade da 1 tonelada que a Toro carrega. Ou seja, o que se sabe até agora é que a novata é mais larga e maior de uma ponta a outra.

Características

Se mesmo depois de tanto tempo você ainda acha o visual da Toro polêmico, ainda não viu nada. A Hyundai Santa Cruz seguiu à risca a cartilha do Tucson e também traz luzes de LED integradas à grade dianteira. A picape monobloco, inclusive, também oferece faróis principais na parte inferior da dianteira, como na rival. O para-choque da frente abusa da robustez, com contornos quadrados.

Hyundai Santa Cruz

Foto: Divulgação/Hyundai

Já na parte traseira, a picape é mais sóbria, com lanternas horizontais que invadem a tampa da caçamba (lá está o nome do veículo em letras garrafais) e têm iluminação em LED. Degraus nas laterais do para-choque dão um toque de originalidade ao conjunto.

Motorização

Enquanto aguarda a chegada do motor 1.3 turbo, a Fiat Toro oferece ao consumidor os propulsores 1.8 flex e 2.0 diesel. Mas, para a Hyundai norte-americana, a estratégia é outra. A Santa Cruz vai oferecer ao cliente local dois motores a gasolina com 2,5 litros. Um é aspirado e o outro, turbo. Respectivamente, geram potência máxima de 190 cv (câmbio automático de oito velocidades) e 275 cv (transmissão com dupla embreagem e oito marchas). A tração é sempre integral.

Hyundai Santa Cruz

Foto: Divulgação/Hyundai

A provável futura concorrente de Fiat Toro, Ford Maverick e Volkswagen Tarok no mercado nacional, claro, não poderia esquecer do recheio. Com interior praticamente idêntico ao do irmão Tucson, o modelo tem itens como assistentes de faixa e de colisão frontal. A tela central tem 10 polegadas e o quadro de instrumentos é digital, também com 10″.

Mimos

Hyundai Santa Cruz

Foto: Divulgação/Hyundai

No mais, espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assim como carregador wireless estão na lista. Entre os mimos, há um pequeno porta-malas, com vedação, na parte da caçamba e, sob o banco traseiro, um compartimento para esconder pequenos itens.

Para o Brasil, não há nada cravado em relação à novata. Porém, se vier importada dos Estados Unidos, a Santa Cruz não seria comercialmente interessante para o Brasil. Por isso, já há rumores apontando para uma possível produção do modelo na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO). Por hora, tudo não passa de especulação.

HyundaiPicapesanta cruzToroTucson
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
Fim de uma era: Renato Gaúcho deixa o Grêmio
Próximo
Nos treinos livres de sexta-feira, Ferrari melhora enquanto Red Bull tem problemas

Você também pode gostar...

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Por causa da Mini, BMW processa a BYD

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado