O primeiro carro da Honda com carreira mais longa até os dias atuais é o Honda Civic. O segundo, é o Honda Accord, primeiro automóvel de uma marca japonesa a ser fabricado nos EUA e está em produção na fábrica da Honda, em Marysville, estado de Ohio, desde 1º de novembro de 1982. O modelo também é o primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil e vendido desde 1992 no país.
Posteriormente, o modelo foi completamente reformulado, em 2018, vindo com novo design, desempenho superior e eficiente, interior refinado e muita tecnologia embarcada. O modelo também representou a chegada da tecnologia Honda SENSING ao Brasil, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor que proporciona uma nova experiência de condução.
E agora chega o novo Accord híbrido, com vendas a serem iniciadas no segundo semestre, sendo o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã de luxo é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local.
O objetivo da Honda é que 2/3 das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030, com a visão de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Assim foi criada a marca Honda e:Technology, para identificar as tecnologias de eletrificação de alta eficiência que visam criar uma sociedade livre de carbono ao gerar, utilizar e conectar energia de maneira mais eficaz.
e:HEV, o sistema híbrido da Honda
Esse novo sistema estreia no Brasil no novo Accord híbrido, sob o guarda-chuva da Honda e:Technology, com a marca e:HEV, que com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, ele proporciona uma nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional.
Dessa forma, ele proporciona três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive, onde o sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.
Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.
A Honda possui ainda um terceiro modo que é exclusivo chamado de Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
Em outras palavras, o modo EV Drive, 100% elétrico é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições. Outro diferencial do sistema é a sua interação com o motorista. Uma função chamada seletor de desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.
Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO. Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e ótimo comportamento dinâmico.
Além de toda essa mudança na motorização, o novo Accord passou por mudanças no design interior, exterior e no quesito conectividade. No exterior, vemos um novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED. Ganhou também novas rodas de 17 polegadas com acabamento escuro e na traseira, tem um novo acabamento no para-choque. Na tampa traseira aparece o logo e:HEV que identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com novo acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.
Na parte interna, ele mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã flagship da marca, oferecendo um luxo único para seus consumidores.
A conectividade foi um item importante para esse modelo, ele ganhou integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, feita via Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts, permitindo mais comodidade aos ocupantes. Os passageiros dos bancos traseiros também se beneficiaram pois o Accord traz duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos.
Mas a mudança importantíssima foi o aprimoramento do sistema de segurança Honda Sensing, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.
Além disso, traz ainda o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) -sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.
Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.
Por fim, uma novidade em segurança é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás, caso as portas tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem.