Sem saber, ao certo, como (e se) vai acontecer a estreia do novo Civic no Brasil, novas revelações sobre o modelo vão surgindo aos poucos. Desta vez, a fabricante divulgou a primeira imagem oficial do sedã de 11ª geração. O modelo 2022, que será feito no Canadá, terá visual totalmente repaginado, conforme apresentado em versão protótipo, no fim do ano passado. A promessa é detalhar o novato, por completo, no próximo dia 28.
Como de praxe, as versões ímpares do Civic são sempre mais sóbrias que as pares. Desta vez, não foi diferente. Com um ar de sedã dos anos 1990, o novo Civic tem linhas mais retas, caretas e quadradas. A ousadia do modelo anterior ficou para trás. Tem até quem o tenha apelidado de mini-Accord, por causa das semelhanças.
Na frente, destaque para o abandono da sobrancelha cromada, que dá lugar a um forte vinco amparado pela fina grade dianteira – ambos sustentam o logotipo da Honda. Os faróis têm iluminação full-LED e, no para-choque vai a grade em formato trapezoidal. Ao contrário do conceito, o Civic de produção conta com faróis de neblina. O ar de cupê também ficou de fora para dar lugar à caídas de teto mais tradicionais. Nada de inclinação forte como na geração dez.
Traseira e interior
A Honda optou por não mostrar a parte de trás do modelo, porém, alguns flagras já evidenciaram que as lanternas traseiras invadem o para-choque e não adotarão máscara negra para setas e luzes de ré. A cor preta, aliás, também ficou de fora dos retrovisores (como era apresentado no protótipo).
De acordo com a Honda, a ideia da nova geração é simplificar a ergonomia e deixar o interior mais limpo. Fato! Afinal, isso foi mostrado em esboço recentemente divulgado pela Honda. A quantidade de botões foi reduzida. Painel de instrumentos digital e central multimídia farão parte do pacote do sedã, que tem também teto solar. Nada se sabe além disso.
Motor
A marca também não revelou oficialmente as especificações técnicas do novo Civic. Ainda assim, especulações apontam para o uso dos mesmos motores 2.0 aspirado e 1.5 turbo – ao menos nos Estados Unidos, que receberão o modelo canadense. Em síntese, informações de órgão de homologação da China revelam que o propulsor turbinado deve pular de 173 cv para 182 cv de potência.
Sobre a chegada de um modelo híbrido, a Honda desconversa. Mas, quem sabe? Afinal, por aqui, o Accord chegará com esse tipo de motorização a partir do segundo semestre (leia aqui).