Não se pode rotular como surpresa mais uma pole de Hamilton e sua Mercedes para o GP da Emília Romagna, em pauta nesse domingo, no circuito de Ímola. Mas, Hamilton teve que superar uma concorrência acirradíssima da equipe Red Bull, que acabou conseguindo 2º e 3º lugares com a surpresa de Perez ficar à frente de Verstappen, que parecia, em teoria, ser o maior adversário de Hamilton.
As diferenças entre os três primeiros foram extremamente reduzidas, o que deixa prever para a corrida um sensível equilíbrio, embora deva se lembrar que Hamilton utilizou pneus médios enquanto seus principais adversários estavam com pneus macios. Isso claramente determina uma possibilidade de tática diferente na corrida desde a largada. Se Hamilton conseguir ficar à frente com os pneus médios, é provável que no momento em que passar aos pneus macios, deverá ter alguma vantagem. Essas, claro, são todas considerações feitas à margem de um fator que pode ser muito importante, que é a temperatura.
Se amanhã tivermos uma temperatura superior à de hoje, as coisas podem mudar e favorecer quem estiver com pneus médios, já que a sua durabilidade será, sem dúvida maior. Se chover, e essa possibilidade é encarada pela meteorologia, tudo isso vai literalmente por água abaixo e a corrida ganha mais um fator de imprevisibilidade.
Quanto aos pilotos, já dissemos da surpresa de Verstappen atrás de seu companheiro de equipe, Perez, enquanto a Ferrari mostrou ter melhorado com as modificações introduzidas na parte inferior do carro, o que trouxe um maior grip e permitiu que Leclerc obtivesse um 4º lugar ainda mais marcante se lembrarmos que seu companheiro de equipe, Sainz, ficou apenas em 11º. Leclerc e Sainz tinham configurações de assoalho diferentes nos treinos de sexta-feita e me parece lógico que a Ferrari, em função dos resultados, vá optar pelo acerto do carro de Leclerc também para Sainz, o que deixa prever que o espanhol possa ter, amanhã, um desempenho melhor daquele que teve hoje.
Causou surpresa na equipe Mercedes a apresentação de Bottas, que ficou apenas em 8º lugar, a quase meio segundo de seu companheiro e líder de equipe, Hamilton. Teria sido apenas um dia infeliz do finlandês? É o que veremos amanhã…
O que me parece certo é que teremos um Grande Prêmio sensacional.
Confira a classificação completa para o Grande Prêmio da Emília Romagna: