Nesta sexta-feira (16), a Ford deu o start nas pré-vendas do Mustang Mach 1. A versão apimentada do esportivo, que tira o atual Black Shadow de cena, tem roupagem esportiva e motor mais forte. De acordo com a marca, o novato tem lista de itens baseada nos modelos Bullitt e nos Shelby GT500 e GT350. Não sai por menos de R$ 499 mil. As entregas começam em junho.
Para se mover, o Ford Mustang Mach 1 carrega embaixo do capô dianteiro o 5.0 V8 de 483 cv de potência, a 7.250 rpm. Em comparação ao Black Shadow, são 17 cv a mais. O torque é de 56,7 mkgf a 4.900 rpm, e o câmbio é automático com dez velocidades. Há opção de trocas sequenciais por meio da alavanca ou das borboletas atrás do volante.
Considerado o Mustang V8 5.0 mais preparado para as pistas de todos os tempos, o esportivo de quarta geração (1969, 1974, 2003 e, agora, em 2021), a princípio, é desenvolvido para oferecer experiência em pista. Em números, vai da inércia aos 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Heranças
Como novidades mecânicas, em síntese, o Mach 1 tem novo conversor de torque – para trocas mais rápidas – e componentes de alta performance. Entre eles, estão a barra antitorção e o sistema de indução de ar do Mustang Bullitt, denominado open air box. O coletor de admissão, o corpo de borboletas maior, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão vêm do Shelby GT350. Já itens como o escapamento e o difusor traseiro têm origem no Shelby GT500.
Visual
No visual, projetado para melhorar a aerodinâmica, o ícone se destaca por detalhes como aerofólio exclusivo e para-choque diferenciado – que recebeu grade para reduzir a turbulência. No mais, listras no capô, faixas laterais e rodas de 19 polegadas (que escondem os freios Brembo com pinças de alumínio na dianteira e discos de 36 milímetros) dão o toque final.
Da porta para dentro, há referências ao modelo original, de 1969, como os bancos em couro e o emblema do painel. A placa numerada em referência a edição limitada não poderia ficar de fora.
Ainda no habitáculo, o Ford oferece central multimídia Sync 3 com sistema de som Bang & Olufsen com 12 alto falantes de 1.000 watts, além de subwoofer de oito polegadas. Tem comandos de voz, Bluetooth, duas entradas USB e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto.
Aplicativo permite interação
O app Ford Pass Connect inclui soluções como travamento e destravamento remoto, partida remota com climatização, alerta de acionamento do alarme, acompanhamento do nível de combustível, partida remota agendada e verificação da pressão dos pneus.
O Mustang Mach 1 está alinhado às mais modernas tecnologias de condução semiautônoma. Tem alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e detecção de fadiga. Na segurança, oito air bags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa fazem parte do pacote. Sensor de estacionamento e câmera de ré também são de série.
Para personalização, o Mach 1 traz: quadro de instrumentos digital com tela de 12 polegadas configurável, escapamento ajustável em quatro modos (do mais silencioso ao mais agressivo) e sete modos de condução. A Ford não especificou quantas unidades foram destinadas ao Brasil.