Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País.
O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI 1.0 produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, pois entregava 106 cv e 17 kgfm de torque, associado a baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.
Grande sucesso na Europa, o up! sempre foi oferecido ao mercado como modelo de entrada, portanto com preço coerente com essa posição. Além disso, o acabamento sempre foi simples, coerente com sua condição, sendo oferecido para apenas quatro ocupantes e com a tampa do porta-malas em vidro.
Aqui no Brasil, ele foi apresentado como um carro de nicho e, para isso, a Volkswagen esticou sua traseira para criar espaço no porta-malas a fim de acomodar o estepe, homologando o carro para cinco ocupantes. A ideia era concorrer com os carros de entrada Kwid e Fiat Mobi, mas o preço nunca permitiu que existisse de fato essa concorrência.
Posteriormente, no início desse ano, a Volkswagen lançou a versão Xtreme, voltando a oferecer a configuração europeia para quatro ocupantes, com aviso explícito dessa mudança.
Como resultado desse vai e vem, o up! saiu de cena.