Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

É hora de mais colaboração em toda cadeia automotiva

por Portal Carsughi 11/04/2021
por Portal Carsughi 11/04/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Fábrica de carros

Foto: Reprodução

Por: Marcos Gonzalez

Como era de se esperar, o segmento automotivo vem tentando se recuperar no Brasil a despeito da pandemia. Certamente a indústria projetava números maiores, mas ninguém sequer imaginava que viria uma outra onda da Covid-19 tão forte neste início de 2021.

A recuperação não tem sido fácil em todo o mundo, pois ainda convivemos com um indesejado efeito colateral: o aumento de custos e a falta de insumos, particularmente, de semicondutores.

Quando a cadeia automotiva, que tradicionalmente é muito assertiva em suas projeções, se depara com gargalos desta natureza é realmente porque houve um ponto excessivamente fora da curva. Esse ponto chama-se Covid-19.

A pandemia bagunçou com todas as projeções. E, mesmo com ela em curso e tragicamente evoluindo, provocando segundas e terceiras ondas de contágios exponenciais em todo o mundo, com graves consequências inclusive aqui no Brasil, não ficou apenas difícil, mas praticamente impossível interpretar o mercado com alguma previsibilidade.

Essa é, sem dúvida, a parte ruim, pois no primeiro trimestre deste ano foram licenciados apenas 527,9 mil unidades, um resultado 5,4% inferior ao aferido no mesmo período do ano passado quando, lembrando, em janeiro, fevereiro e praticamente até a primeira quinzena de março tudo estava andando muito bem e ninguém nem imaginava os estragos que a pandemia causaria por aqui.

Mas a parte boa é que o mercado automotivo nacional, surpreendentemente, vem tentando reagir de maneira positiva. Neste primeiro trimestre, mesmo sob o agravamento da pandemia, a despeito de 30 fábricas de veículos terem fechado os portões e parado a produção colocando 65 mil trabalhadores em casa, a produção foi de 597,8 mil unidades contra 585,9 mil veículos fabricados no primeiro trimestre de 2020. Um aumento tímido de 2%, mas que deve ser interpretado como espetacular dada as terríveis circunstâncias deste início de ano.

Esse aumento de produção se dá em função de significativa melhora no ambiente externo onde os carros “made in Brazil” voltaram a se destacar em importantes mercados de exportação como Argentina, México, Colômbia, Chile, Equador e o Continente Africano. De janeiro a março deste ano a indústria automotiva nacional exportou 95,8 mil veículos marcando crescimento de 7,6% sobre o primeiro trimestre do ano passado quando foram embarcados para fora 89 mil unidades.

No segmento de caminhões, então, os negócios vão de vento em popa. Em março o mercado nacional absorveu 10,8 mil caminhões com um crescimento espetacular de 38,3% sobre fevereiro, quando 7,8 mil veículos foram emplacados. Computando o trimestre, foram 26,1 mil caminhões licenciados contra 20,1 mil em igual período do ano passado. O salto deste ano em comparação com o ano passado foi de 29,5%, puxados principalmente pelos segmentos do agronegócio, mineração e construção.

Estamos exportando mais caminhões também. Nos três primeiros meses deste ano foram enviados para o exterior 5,3 mil veículos contra 2,8 mil no mesmo período do ano passado. Mais uma vez reforçando: estamos em plena pandemia e, no primeiro trimestre do ano passado, quase nem se falava deste problema.

O que podemos inferir, analisando esses resultados, é que a demanda represada desde a longa crise econômica nacional entre 2015 e 2017, evidentemente vem exercendo forte pressão no consumo. Não fosse o problema da pandemia, 2020 teria sido ótimo e, neste ano, seria ainda melhor.

Tão logo o problema desta crise sanitária seja resolvido, e isso só acontecerá com imunização em massa, vamos ter um crescimento sustentável que pode se estender por toda esta década que, aliás, trará grandes desafios de mobilidade com exigências cada vez mais fortes por veículos ambientalmente mais amigáveis, como os elétricos ou híbridos, por exemplo. Por isso mesmo que toda a cadeia automotiva, a fim de evitar colapsos, desastrosos gargalos e impactos financeiros na operação (como o que estamos presenciando agora com a falta de componentes e elevados custos de insumos vitais), deve unir esforços no sentido de buscar, cada vez mais, maior cooperação e colaboração entre si.

*Marcos Gonzalez é o diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex. Formado em Engenharia, com pós-graduação em Administração e MBA em Gestão Fiscal e Tributária, o executivo acumula mais de 35 anos de experiência profissional em empresas do setor automotivo. Gonzalez tem sólida carreira desenvolvida em empresas multinacionais com forte experiência na prospecção e desenvolvimento de novos negócios e habilidade multicultural adquirida no desenvolvimento de atividades comerciais junto a clientes no exterior.

*As opiniões manifestadas nesse texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

fábricamercadomercado automotivo
Portal Carsughi

Portal Carsughi é um site de notícias notícias automotivas, esportivas e de lifestyle ativo desde 2010, criado pelo jornalista Claudio Carsughi e pela filha, Claudia.

Anterior
Real Madrid tem 1º tempo impecável, e vence El Clásico
Próximo
Flamengo, bicampeão da Supercopa do Brasil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência