Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Conheça os 10 SUVs mais e menos valorizados após um ano de pandemia

por Claudia Carsughi 20/04/2021
por Claudia Carsughi 20/04/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Renault Duster GoPro

Foto: Divulgação/Renault

Desde que começou a pandemia, a pergunta que mais é feita antes de comprar um carro é: “Como combinar a aquisição de um carro que eu gosto com uma boa compra?”. E a resposta vem através da apuração de estatísticas e inteligência na interpretação dos dados que a Mobiauto vem desenvolvendo.

Assim, a empresa acaba de fazer um precioso levantamento que pode redirecionar as opções de compras de muitos brasileiros: após um ano de pandemia, quais os dez SUVs que mais valorizaram e os dez que mais depreciaram no mercado brasileiro? A pesquisa leva em conta os preços desses veículos zero km em março de 2020 e as atuais cotações em março de 2021. Os resultados surpreenderam.

Na lista dos SUVs mais valorizados durante a pandemia, a Mobiauto apurou que o “top ten” é totalmente composto integralmente por modelos importados, tendo o Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT como campeão. Vendido a R$ 193.990 em março de 2020, o SUV premium atingiu o preço médio de R$ 228.057 (17,56% de valorização).

+ Leia também: Com a falta de estoque, carros seminovos chegam a custar mais caro que modelos zero km

“Nada mal adquirir um SUV luxuoso e recheado de alta tecnologia, como a linha Lexus UX-250h, com versões que ocupam as três primeiras posições da pesquisa, desfrutar do veículo durante um ano e, ainda, ver que seu capital aumentou cerca de R$ 30 mil a R$ 35 mil na hora da venda!”, destaca o consultor Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto.

Desde já, ele explica que a totalidade de modelos importados entre os dez mais valorizados pode ser explicada parcialmente pelos reajustes nos preços dos modelos zero km devido à alta do dólar. “Mas isso não é tudo. O consumidor percebeu o movimento das montadoras em dotar seus SUVs com tecnologia de ponta, transformando essa classe não só em SUVs premium, mas nos mais avançados veículos à venda no país. Não está sendo à toa que os SUVs dominaram também o segmento de luxo”, explica.

SUVs mais valorizados durante a pandemia (Mobiauto)

Modelo/VersãoPreço zero km Março/2020 (R$)Preço usado Março/2021 (R$)Valorização (%)
Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid193.990228.05717,56
Lexus UX-250h F-Sport 2.0 Hybrid214.990252.69817,54
Lexus UX-250h Dynamic 2.0 Hybrid173.450203.77217,48
Jeep Wrangler Sahara Overland283.540332.77017,36
Lexus NX-300h Luxury 2.5 Hybrid232.650268.74515,51
Mercedes-Benz GLC220 Diesel299.580345.04915,18
Mercedes-Benz GLC300 Coupé360.580412.18914,31
Jeep Wrangler Sahara 2.0269.100306.78114,00
Toyota RAV4 2.5 S Hybrid176.962201.45513,84
Mercedes-Benz GLC63 S AMG599.720681.66613,66

Do mesmo modo, entre a lista dos SUVs que mais desvalorizaram neste período de Covid-19, a Mobiauto localizou nove modelos nacionais, com uma única exceção importada, o Volvo XC90. Sant Clair detalha caso a caso:

“Você vai encontrar três grupos de modelos na lista dos dez mais desvalorizados: os que estavam prestes a receber reestilizações, como o Kicks e o Renegade, os envelhecidos, ou seja, sem mudanças há alguns anos e que já têm sido preteridos no mercado de novos, caso do C4 Cactus, do 2008 e do Duster, que são veículos que vendem baixos volumes enquanto zero km e tendem a repetir a má performance nos usados. E, finalmente, os que o mercado já sabe que sairão de linha em breve, como o EcoSport. A presença do Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid é uma sazonalidade: ele foi reposicionado como zero km, caindo de preço, por isso a alta desvalorização como seminovo”, explica.

SUVs mais desvalorizados durante a pandemia (Mobiauto)

Modelo/VersãoPreço zero km Março/2020 (R$)Preço usado Março/2021 (R$)Desvalorização (%)
Renault Duster GoPro 4x4 2.0 MT87.40572.85416,65
Ford EcoSport Storm 2.0 4WD AT101.61985.32916,03
Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid534.950452.63315,39
Ford EcoSport 100 Anos 1.5 AT82.43270.41214,58
Jeep Renegade Longitude 1.8 AT103.69089.25113,93
Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT83.94872.56113,56
Renault Captur Intense 2.0 16V AT93.24080.64714,31
Peugeot 2008 Griffe 1.6 Turbo AT102.70788.82813,51
Nissan Kicks Special Ed. 1.6 16V AT87.80176.32613,07
Renault Duster GoPro 1.6 AT82.29371.58513,01

CitroendesvalorizaçãoFordJeepLexusMercedes-BenzmobiautoNissanpandemiaPeugeotRenaultSUVToyotavalorizaçãoVolvo
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Consumo de combustível: por que será que não estou nunca satisfeito com meu carro?
Próximo
Ram 1500 ganha edição especial Mopar ’21 na América do Norte

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência