A Citroën sempre foi sinônimo de luxo, sofisticação e tecnologia na Europa. E é lá mesmo que aconteceu esse lançamento, a apresentação do novo C5 X, que é definido pela marca como um misto entre SUV, station wagon e sedã. A marca afirma que ele é a síntese entre a elegância de um sedã, o dinamismo de uma station wagon e a posição elevada de um SUV.
À primeira vista, observamos no exterior um capô alongado, as linhas fluidas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e a saliência acima das rodas, que nos remetem a outros carro topo de linha da marca que fizeram história na Citroën. A tampa do porta-malas, outro elemento característico dos grandes modelos da montadora, oferece toda a praticidade de uma station wagon, associada a uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo para uma utilização no dia a dia. Na frente e atrás ele traz a nova assinatura luminosa em V da Citroën, inaugurada no novo C4 com faróis de LED em toda a gama.
Quando olhamos o interior, observamos o real sinônimo de luxo com conforto. A postura de dirigir é elevada graças à maior distância ao solo em comparação com um sedan tradicional, as rodas são de 720 mm de diâmetro equipadas com pneus Tall & Narrow de 19″, propiciam uma posição de condução mais alta para maior segurança e visibilidade, um elemento muito apreciado pelos clientes do segmento dos SUV’s. Tecnologias de ponta fazem parte desse veículo, como o Head Up Display, sistemas de auxílio à condução como Highway Driver Assist, ou a nova interface de comunicação e entretenimento dotada de uma tela central sensível ao toque de 12″ HD, do reconhecimento de voz, além de uma visualização de tela personalizada graças a widgets, como se estivesse utilizando um tablet.
Ainda falando do interior, o amplo espaço traseiro favorece o repouso e o relaxamento, com excepcional espaço para as pernas, largura agradavelmente confortável e generosa distância em relação ao teto, visto que tem entre-eixos de 2.785 mm, 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura, que o posicionam no centro do segmento D. O porta-malas tem um volume que abriga 545 litros está de acordo com o padrão das station wagon.
+ Leia também:
Assim como o conforto está presente nas estruturas de bancos, na acústica, no espaço, não poderíamos deixar de falar da conhecida e apreciada suspensão ativa característica da marca, como a da Fórmula 1, que propicia a sensação de viajar num “tapete voador”, pois ela é a tecnologia de suspensões com batentes hidráulicos progressivos e traz muito conforto a todos os ocupantes do carro.
Além disso, o C5 X está disponível nas motorizações a gasolina ou híbrido recarregável, que desenvolve 225 cv, proporcionando o prazer de ligar o veículo e rodar em silêncio sem emitir um grama sequer de CO², bem como a possibilidade de rodar 50 km em modo 100% Elétrico – uma autonomia em modo elétrico adaptada à maioria dos trajetos do dia a dia dos consumidores – até a velocidade de 135 km/h. Ela oferece a possibilidade de ficar uma semana sem utilizar o motor a combustão, efetuando os deslocamentos habituais e recarregando o veículo de acordo com as necessidades, em casa, no trabalho ou em uma estação de recarga pública, como também de fazer trajetos mais longos, viajar no fim de semana ou nas férias sem se preocupar com a recarga, pois o motor a combustão, sóbrio e eficiente, assume o comando.
Em síntese, esse é o carro para quem é fã da marca e buscava um SUV de luxo. A partir do 2º semestre de 2021, o Citroën C5 X estará disponível em toda a Europa.