A Peugeot, seguindo a linha de reestilização de sua linha, como o fez recentemente com o 208, apresentou na Europa seu novo Peugeot 308, agora em sua terceira geração. Fruto do resultado de mais de 7.000.000 de veículos vendidos ao longo das gerações e detentora de 42 prêmios internacionais, incluindo o título de Carro do Ano em 2014.
A nova geração do Peugeot 308 já traz o novo logotipo da marca novas tecnologias como o novo PEUGEOT i-Cockpit® que evoluiu e integra o i-Connect® Advanced, um sistema de infoentretenimento intuitivo, conectado e mais moderno. Agora, sua identidade visual está mais próxima da família, incluindo o 208, o 508, o 2008 e o 3008.
Novas luzes diurnas LED foram introduzidas no conjunto ótico que é mais esguio, além de uma nova grade frontal. O Peugeot 308 oferece motores híbridos plug-in e térmicos, a gasolina ou diesel. Cresceu em tamanho, sendo 110 mm mais comprido, tendo 4367 mm de comprimento, cresceu também a distância de entre-eixos em 55 mm e perdeu 20 mm na altura, ficando com 1444 m.
O novo Peugeot 308 é construído na plataforma EMP2, que é compartilhada com o Citroën C5 Aircross, o Vauxhall Grandland X e o DS 7 Crossback, que é compatível com powertrains a gasolina, diesel e eletrificadas. Deve chegar ao mercado em meados de maio, com as motorizações conhecidas:
1.2 PureTech – 110 cv, caixa manual de seis velocidades;
1.2 PureTech – 130 cv, caixa manual de seis velocidades;
1.2 PureTech – 130 cv, caixa automática (EAT8) de oito velocidades;
1.5 BlueHDI – 130 cv, caixa manual de seis velocidades;
1.5 BlueHDI – 130 cv, caixa automática (EAT8) de oito velocidades.
E também trará duas versões híbridas plug-in com um motor de combustão interna a gasolina 1.6 PureTech — de 150 cv ou 180 cv — combinado com um motor elétrico sempre de 81 kW (110 cv). Sob esta configuração são disponibilizadas duas versões:
Hybrid 180 e-EAT8 — 180 cv de potência máxima combinada, até 60 km de autonomia e emissões de CO2 de 25 g/km;
Hybrid 225 e-EAT8 — 225 cv de potência máxima combinada, até 59 km de autonomia e emissões de CO2 de 26 g/km
As duas são equipadas com a mesma bateria de 12,4 kWh, que rouba alguma capacidade à bagageira, de 412 para 361 litros. Os tempos de carregamento podem ir de duas a sete horas, com um carregador de 3,7 kW com tomada doméstica ou um de 7,4 kW com wallbox, respectivamente.
Dependendo do país de venda, o novo Peugeot 308 pode ser adquirido no site de vendas online da marca, o que permite uma compra 100% digital com opção de financiamento e escolha do local de entrega.
Assista à nossa avaliação do novo Peugeot 208: