A pandemia causou indubitavelmente enorme perdas e estragos no mundo todo, mas algumas notícias ainda são positivas para algumas empresas. Em um ano de grandes desafios como o de 2020, marcado pela disseminação da pandemia em todo o mundo, a Automobili Lamborghini soube reagir com muita energia, flexibilidade e determinação ao contexto, registrando desempenhos financeiros e comerciais positivos. O resultado financeiro mais significativo é a obtenção do maior índice de lucratividade de todos os tempos.
Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, comenta: “Nossa capacidade de resposta imediata, um mix ideal de modelos e a crescente demanda por customização de nossos produtos elevaram os indicadores de lucratividade aos mais altos níveis. A marca, em um ano difícil, tem mostrado grande força e atratividade crescente, indo na contramão do mercado de luxo global. ”
+ Leia também:
Os 10 carros que fizeram história na Itália; conheça a lista
Conheça os 5 supercarros de sonho do Salão de Milão 2020
No ano passado, a Lamborghini entregou 7.430 carros em todo o mundo, um valor que representa o segundo melhor resultado comercial de todos os tempos após o ano recorde de 2019 com 8.205 carros entregues. Com 2.224 carros, os EUA voltaram a confirmar a sua liderança, seguidos pela Alemanha (607), China Continental, Hong Kong e Macau (604), Japão (600), Reino Unido (517) e Itália (347).
2020 é o segundo melhor ano em vendas para a Lamborghini em termos de volume de negócios e em termos de carros entregues. A Lamborghini fechou o exercício de 2020 com um faturamento de 1,61 bilhão de euros, queda de apenas 11% em relação a 2019, devido à queda atribuível à parada de produção de 70 dias na primavera, em cumprimento às diretrizes do governo italiano e proteção de a saúde dos trabalhadores durante a primeira fase da emergência. A empresa tem mostrado prontidão e flexibilidade para responder ao contexto, através da gestão cuidadosa dos custos e salvaguardando a continuidade do plano de lançamento.
Stephan Winkelmann acrescenta: “2021 abre com perspectivas muito positivas: as entregas nos dois primeiros meses deste ano já superam as do período pré-pandêmico anterior e as encomendas recolhidas até agora já cobrem nove meses de produção este ano.”
A empresa prepara-se, portanto, para um novo crescimento, com previsão de salto da China para o segundo lugar nos principais mercados de referência.
O novo ano foi inaugurado com o lançamento comercial do último modelo apresentado pela Lamborghini no final de 2020, o Huracán STO – Super Trofeo Homologado: um superesportivo de pista homologado para uso rodoviário, inspirado na tradição esportiva da série Huracán Super EVO Trophy desenvolvido especificamente para o campeonato single-make da Lamborghini Squadra Corse, mas também para o Huracán GT3 EVO, três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona e duas vezes das 12 Horas de Sebring.
O Huracán STO será acompanhado este ano por mais duas inovações de produto baseadas no icônico V12.