O campeonato mundial de Fórmula 1 estreou, com uma corrida – o GP do Bahrein – que ratificou alguma coisa que já se conhecia do ano passado e, paralelamente, mostrou algumas novidades.
A corrida em si, que marcou a volta do espanhol Alonso à Fórmula 1 com a Alpine e foi obrigado a abandonar com problema de freios, mostrou uma boa largada de Verstappen, anulada na terceira volta pela entrada do Safety Car e, ao longo das 53 voltas restantes, tivemos uma luta muito acirrada entre o atual campeão, Hamilton, e aquele que já demonstrou que será seu mais direto rival, Verstappen.
O piloto holandês conta um carro excelente, uma Red Bull com motor Honda que, nesse momento, é, em minha opinião, o melhor de todos quantos disputam o mundial.
A Mercedes continua sendo a grande força e o pódio mostrou isso com seus dois carros em 1º e 3º lugares, mas eu tenho certeza que ao longo do campeonato, Hamilton terá uma tarefa bem difícil na luta com Verstappen. Ainda há, em minha opinião, um ligeiro favoritismo de Hamilton, mas não tão claro e definido como tinha sido ano passado e essa é a maior diferença que enxergo nesse campeonato em relação ao que vimos em 2020.
Entre as demais equipe, destaque para a McLaren e o excelente piloto Lando Norris, um dos melhores valores da nova geração, mostrando que a equipe poderá criar muitos problemas para os favoritos ao longo da temporada.
Quanto à Ferrari e seus milhões de torcedores espalhados pelo mundo, ficou claro aquilo que já tínhamos dito antes: esse será um ano de transição, o carro não é suficiente competitivo em que pesem os esforços do excelente Leclerc, que mereceria ter um carro a altura de lutar com os primeiros, isso é, Mercedes e Red Bull.
Outro destaque todo especial vai para Sergio Perez, que teve um apagão de motor logo na volta de apresentação e foi obrigado a largar depois que todos os demais tinha passado. Começando a corrida em último, foi pouco a pouco ganhando posições até se tornar um dos grandes nomes desse GP do Bahrein, terminando a corrida em 5º.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 2021: