Clubes de futebol são representativos da nossa sociedade. Fazem parte de uma grande esfera política, e justamente por isso é tão importante que se manifestem na data de hoje, ainda mais considerando o atual cenário do País em que a democracia vive cada vez mais ameaçada.
O dia 31 de março marca o aniversário do golpe militar de 1964. Corinthians, Vasco, Flamengo, Fluminense, Bahia, Ponte Preta, Remo e Botafogo-PB usaram suas redes sociais para exaltar a importância da democracia.
No início da década de 1980, o Corinthians teve como sua principal bandeira, no movimento da Democracia Corinthiana, o fim da ditadura militar no país. Sócrates, Wladimir, Casagrande, Zenon e outros ex-atletas participaram da campanha pela volta do direito ao voto para presidente, o que não acontecia desde 1960. Esses e outros personagens importantes dessa história enxergaram o futebol como um meio de amplificar a voz à sociedade.
E que mais clubes também possam ver sob essa óptica. Que se posicionem, se manifestem e jamais se omitam. Vivemos tempos difíceis, com crises sanitárias e econômicas. Precisamos lutar pelos nossos direitos e pela nossa liberdade.