A Rivian é uma empresa automotiva norte-americana, fundada em abril de 2019 e especializada em automóveis elétricos.
Trata-se de uma startup que recebe o apoio da Ford e da Amazon e, mesmo sem ainda ter entregado seus dois modelos (R1T e R1S), já está de olho também no mercado europeu, buscando um lugar para construir uma fábrica, segundo a Agência americana de notícias, Bloomberg. Os países que podem ser sede da fábrica estão entre a Alemanha, Hungria e Reino Unido.
RJ Scaringe, CEO da Rivian, disse à Reuters que “para realmente entrar nesses mercados, à medida que trazemos produtos subsequentes, é importante ter uma pegada de produção fora dos EUA. Não levaríamos a sério a construção de uma fábrica se não pensássemos na China e na Europa como mercados importantes a longo prazo” e para isso a marca já demonstrou interesse em construir carros pequenos para esses dois mercados.
A R1T
A futurística R1T é uma caminhonete totalmente elétrica que promete uma autonomia entre 250 e 400 milhas de alcance e aceleração ultra rápida. A empresa diz que a picape revelada não é um veículo-conceito – o que você vê aqui é o que entrará em produção como o 2021 R1T. Com 215,6 polegadas de comprimento, a R1T de cabine dupla divide a diferença de tamanho entre picapes de médio porte, como a Ford Ranger e picapes de porte grande, como a Ram 1500. A R1T será uma das primeiras picapes elétricas para um promissor mercado em franca expansão, que em breve incluirá o Tesla Cybertruck e o GMC Hummer EV SUT.
Novidades para 2021
A R1T é um modelo totalmente novo da Rivian, e começará a ser entregue aos clientes em junho de 2021, segundo afirmação da marca. Começa com uma edição de lançamento com valor inicial de US$ 75.000 e US$ 77.500 para o R1S Launch Edition.
A picape será vendida diretamente ao público, embora a Rivian diga que também vai montar uma rede de centros de serviços e lojas do tipo Tesla. Na sequencia será comercializado o R1S, um SUV de sete passageiros com especificações semelhantes.
A edição de lançamento terá unicamente o R1T disponível no início, mas o modelo Explore com a bateria opcional Max é a melhor opção e deverá ser lançado em 2022. O Explore vem de fábrica com muitas amenidades, como bancos aquecidos, estofamento em couro sintético e rodas de 21 polegadas. Adicionar a bateria Max adiciona $ 10.000 ao resultado final, mas aumenta o alcance do R1T para 400 milhas por carga.
O R1T vem com tração integral em todas suas versões, semelhante ao Tesla Model X, onde cada eixo é movido por seu próprio motor elétrico. Isso permite que o R1T faça o que Rivian chama de Tank Turn, que configura os motores elétricos para girar as rodas esquerdas na direção oposta das rodas certas para girar a picape em seu próprio eixo.
O modelo de 135,0 kWh será o mais rápido dos três, com 754 cv de potência e um tempo declarado de o a 100 km/h em apenas 3 segundos. A suspensão a ar ajustável será de série no lançamento podendo ajustar a altura livre de 20 a 14 polegadas.