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Industria AutomobilisticaMercedes

Mercedes-Benz apresenta seu maior SUV, o GLS, por R$ 917.900

por Claudia Carsughi 19/02/2021
por Claudia Carsughi 19/02/2021
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Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

Lançado em 1997, o Mercedes-Benz GLS 450 vem confirmar que a plataforma SUV é um forte pilar da marca que já vendeu mais de seis milhões de SUV’s até agora no mundo. E agora ele vem reformulado já em sua terceira geração, em versão exclusiva com motor a gasolina de seis cilindros em linha, sistema de tração 4MATIC e sistema EQ Boost de 48V, chamado pela marca de motor eletrificado. O preço de lançamento é de R$ 917.900.

Design

Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

O novo Mercedes-Benz GLS cresceu em relação à geração anterior, agora tem 5207 mm de comprimento e 2157 mm de largura. Mas a maior mudança foi na distância entre eixos, com aumento de 60 mm, indo para 3135 mm, oferecendo muito mais conforto aos passageiros, especialmente na segunda fila de bancos, que pode, além disso, ser ajustada eletricamente para a frente e para trás em 10 cm. O espaço para as pernas é aumentado em 87 mm quando os bancos estão na posição mais recuada. O mesmo se aplica à função EASY-ENTRY, que torna mais fácil entrar e sair dos dois bancos individuais da terceira fila. Para tal, os bancos da segunda fila movem-se para a frente e são rebatidos para a frente.

Bancos e interior da Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

A segunda fila possui banco traseiro rebatível na proporção 60:40 com encostos ajustáveis ​​em 40:20:40. Todos os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente ou ao mesmo tempo com um simples toque de um botão para criar uma área de carga nivelada do GLS com uma capacidade de até 2.400 litros. O rebaixamento automático da extremidade traseira em cerca de 50 mm (graças à suspensão pneumática) permite carregar e descarregar o porta-malas confortavelmente.

A nova grade octogonal, quase vertical, é característica dos SUV’s da Mercedes-Benz, assim como a linha lateral que se estende desde as portas traseiras até as lanternas traseiras, conferindo ao GLS um design único.

Ao olharmos o GLS em seu interior, vemos que chama a atenção no painel a tela central de 12,3 polegadas e o console central proeminentemente elevado criando um contraste robusto com a aparência de flutuação livre do painel.

Motor

Nova Mercedes-Benz GLS, o maior SUV da marca

Foto: Divulgação/Mercedes

O novo Mercedes-Benz GLS vem com motor de seis cilindros e 367 cv de potência, gerados pelo motor de combustão interno acoplado com a transmissão automática 9G-TRONIC. A ampla distribuição das marchas de um a nove permite uma redução claramente perceptível na rotação do motor e é um fator decisivo por trás do alto nível de eficiência energética e conforto de condução.

Movido a gasolina, o GLS 450 4MATIC é equipado com o sistema elétrico de bordo de 48 volts “EQ Boost” e gerador de partida integrado (ISG). O gerador de partida integrado é responsável por funções híbridas como “boosting” para arranque, “sailing” para manutenção de velocidade de cruzeiro ou recuperação de energia, e torna possível a economia de combustível que antes era reservada para a tecnologia híbrida de alta tensão.

+ Leia também: Mercedes-Benz encerra produção de veículos no Brasil; entenda o motivo

O “ISG” elimina a necessidade de acionamento por correia para componentes auxiliares na frente do motor, o que reduz seu comprimento total. O design esguio do motor em linha, junto com a separação física de admissão / escapamento, cria espaço para controle de emissão acoplado. O sistema elétrico de bordo de 48V atende não só os consumidores de alta potência, como a bomba d’água e o compressor do ar condicionado, mas também o gerador de partida integrado (ISG), que também fornece energia para a bateria por meio do sistema de recuperação de energia.

Suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL

Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

A suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL, que agora é combinada com a suspensão pneumática AIRMATIC, é capaz de controlar individualmente as forças das molas e amortecedores de cada roda, suprimindo os movimentos de rolamento, inclinação e subida e descida da carroceria. Ela também foi projetada para entrar em terrenos de off road, oferecendo através do seletor de condução várias funções:

1) Modo “rocking”: se GLS afundar em uma duna de areia, por exemplo, este modo – que só está disponível no modo de direção Off-Road – pode ajudar a liberar o veículo mais facilmente em muitas dessas situações. Se possível, o nível da suspensão é automaticamente elevado e abaixado várias vezes, aumentando e reduzindo alternadamente a pressão sobre o solo dos pneus e melhorando a tração – o GLS se solta.

2) Atuação individual da roda: a atuação individual da roda é outra nova função para a condução off-road. Depois de selecionar o modo de condução Off-Road, a altura do percurso em cada roda pode ser ajustada individualmente por meio da tela sensível ao toque do display de mídia, melhorando assim o foco off-road do veículo em terrenos acidentados quando, por exemplo, uma roda está presa em uma vala ou a mola da roda está totalmente comprimida.

3) Rebaixamento traseiro ao carregar/descarregar: Ao acionar o botão de rebaixamento traseiro, o veículo é rebaixado até um nível definido no eixo traseiro. Isso permite que o compartimento de bagagem seja carregado e descarregado de forma mais conveniente. O nível no eixo dianteiro permanece inalterado. O eixo traseiro é rebaixado cerca de 50 mm de sua altura previamente definida, mas não inferior a -70 mm. Esta função não é ativada quando um trailer é engatado.

Conectividade MBUX

Interior da Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

O já conhecido sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) está presente na GLS, com acionamento por voz através do “Olá Mercedes”, executando várias funções como abrir o teto solar, controlar a temperatura do ar condicionado e está integrado com os sistemas Apple Car Play e Android Auto.

Além disso, conta com o sistema de som surround Burmester® com 13 alto-falantes e um amplificador adicional, garantindo uma experiência musical impressionante com suas características de design e um total de 13 alto-falantes. O subwoofer do sistema é instalado sob o piso. O sistema Burmester® integra um sistema bidirecional para amplificação de voz entre a primeira e a terceira fileira de assentos. Isso torna mais fácil conversar de uma extremidade à outra do amplo interior, mesmo quando se viaja em velocidades mais altas.

Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

O novo GLS traz mais uma inovação: o sistema de navegação com realidade aumentada, uma imagem de vídeo dos arredores, obtida com o auxílio da câmera frontal, é alimentada com informações de navegação úteis, como setas ou números de casas, que são automaticamente sobrepostos diretamente na tela principal, melhorando a navegação e facilitando ainda mais o ato da condução.

Comandos anti-stress: Pacote ENERGIZING e AIR BALANCE

O GLS 450 4MATIC está disponível com Pacote ENERGIZING que conecta vários sistemas de conforto no veículo e usa iluminação e ambientes musicais, além de uma série de massagens para uma ampla gama de programas de bem-estar a bordo. Isso também inclui o pacote AIR BALANCE para fragrância, ionização e filtragem do ar.

O controle de conforto ENERGIZING também incorpora iluminação ambiente adaptada a cada um dos designs de tela individuais.

Nova Mercedes-Benz GLS

Foto: Divulgação/Mercedes

Ficha Técnica - Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC

Cilindros6 em linha
Cilindrada (cm3)2.999
Potência máxima (cv/rpm)367 + 22** / 5.500 – 6.100
Torque (Nm/rpm)500 + 250** / 1.600 – 4.500
Câmbio9G-TRONIC
Aceleração 0 - 100 km/h (s)6,2
Velocidade máxima (km/h)246
Peso (kg)2.460
Pneus275/45 R 21 (F) – 315/40 R21 (T)
Capacidade do porta malas (L)355 – 2.400
Tanque de combustível/reserva (L)90 / 9
Comprimento5.207
Largura2.157
Altura1.823

O Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC já está disponível em toda a rede de concessionários.

Assista à nossa avaliação da Mercedes A 200 Sedan

glsgls 450Mercedes-BenzSUV
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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