A Lotus mostrou o protótipo E-R9 (Endurance Racer), um modelo que pode estar na linha de partida dos circuitos de corridas na temporada de 2030.
O protótipo 100% elétrico é composto por painéis removíveis, para além de estar dotado de elementos de aerodinâmica ativa que são controlados através do volante, como seja a asa traseira que está dotada de painéis estabilizadores verticais, que permitem auxiliar em curvas de alta velocidade.
Este modelo Endurance Racer (E-R9), com o 9 a ser uma alusão ao Mark iX que fez a sua estreia pela mãos de Colin Chapman nas 24 Horas de Le Mans em 1955, foi desenvolvido pela equipe de engenharia Lotus liderada de Richard Hill, a mesma que esteve na origem da plataforma do hipercarro elétrico Evija, e que foi buscar inspiração em um avião caça para projetar o E-R9.
O Lotus E-R9 apresenta um avançado sistema de transmissão elétrico, com um motor por cada roda, que aciona independentemente um sistema aprimorado com vetorização de binário, que é baseado na tecnologia integrada no Lotus Evija, embora o sistema do E-R9 seja totalmente ajustável pelo condutor em movimento.
+ Leia também: Toyota Gazoo Racing apresenta o Hipercarro GR010 Hybrid para 2021
A Lotus fez saber que os quatro motores elétricos são alimentados por baterias, que no futuro vão ser baterias químicas e células mistas que podem estar dotadas da capacidade de serem trocadas ‘a quente’ durante os pit-stops.
“O que tentamos fazer é ultrapassar os limites de onde estamos tecnicamente na atualidade e extrapolar para o futuro. O Lotus E-R9 incorpora tecnologias que esperamos desenvolver. A Lotus tem uma história no desenvolvimento de soluções exclusivas, que muitas vezes introduzimos no carro esportivo, bem como nos carros de estrada”, sublinhou Richard Hill.