A Chevrolet apresentou, no início dessa semana nos Estados Unidos, dois novos carros elétricos: o restyling do Bolt EV e o inédito Bolt EUV. O Bolt EV continua como uma minivan, enquanto o Bolt EUV entra para o segmento de SUV’s compactos.
Os preços começam em U$ 33.995 para o EUV e a partir de U$ 31.995 para o EV, sendo que este último custa $ 5.000 a menos que o modelo pré-reestilizado (respectivamente, R$ 182.000,00 e R$ 171.800,00, aproximadamente, com o dólar cotado a R$5,37 em 16/02/21).
Autonomia
Os dois carros tem como base o mesmo trem de força, que é composto por um motor elétrico de 200 cv e 360 Nm de torque máximo, acoplados a uma bateria de lítio de 65 kWh, que promete cerca de 402 km de autonomia no EUV e 416 km no EV.
No entanto, mesmo adotando a mesma plataforma, os dois carros não compartilham nenhum elemento da carroceria: o primeiro é reconhecível pelos novos faróis com design mais agressivo e pára-choques redesenhados, enquanto o SUV apresenta uma linguagem estilística consistente com o DNA da marca.
Chevrolet Bolt EV
O carregamento é o rápido DC que vem de série em ambos os modelos, oferecendo em apenas 30 minutos autonomia de até 161 km, além de vir com o um plugue que permite carregar tanto 120 como 240 volts.
Interior
A parte interna tem o painel de instrumentos de 8″ e o display de infotainment de 10,2″, que integra o assistente virtual Alexa e conectividade sem fio para smartphones, tanto Apple CarPlay como Android Auto, além de ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE e carregamento sem fio.
O console central tem um design bem “clean” e o volante tem a parte inferior plana e aletas que regulam a intensidade do sistema de recuperação de energia durante a desaceleração e frenagem. Como acessórios, destacam-se os bancos dianteiros ventilados e aquecidos e o teto panorâmico, disponível apenas no EUV.
+ Leia também: Flagra: novo Chevrolet Bolt circula camuflado por SP
O Bolt EUV é o primeiro carro da marca a trazer, depois do Cadillac, o sistema de direção assistida Super Cruise como opcional. Oferece também o novo sistema Dual Level Charge Cord com carregador on-board de 11 kW, também oferecido como opcional no Bolt EV. Os dois carros recebem de série o pacote “Chevy Safety Assist”com frenagem de emergência autônoma, aviso de colisão frontal e alerta de permanência em faixa.
Chevrolet Bolt EUV
Como opcionais, a marca disponibiliza alerta de tráfego cruzado traseiro, visão surround (composta por câmeras que captam as imagens ao redor do veículo e depois são processadas e uma visão “de cima” do automóvel é construída a partir delas e exibida em um monitor no painel do veículo. O objetivo é ajudar a prevenir acidentes e auxiliar o motorista a estacionar o carro), controle adaptativo de cruzeiro e a câmera de visão traseira de alta definição.
A GM anunciou recentemente que tem como objetivo, até 2035, vender apenas veículos elétricos, inclusive no Brasil. O Bolt já é vendido aqui e atualmente seu preço gira em torno de R$ 262.000.