O Manchester City bateu o Borussia Monchegladbach por 2 a 0, fora de casa, pelas oitavas de final da Champions League. Muito do sucesso da equipe de Guardiola, não só neste jogo como em toda a ótima temporada do clube inglês, se dá graças a João Cancelo.
Hoje, o português foi brilhante. Participou das jogadas dos dois gols do City, em lances bem parecidos. Cancelo, em tese, é lateral; mas na prática é muito criativo, e daí vem a sacada de jogar mais próximo do meio.
Se movimentando pelo centro do campo, ele desempenha um papel importante mais importante na marcação, além de fazer a bola rodar no meio. Tudo isso sem contar que o português libera Gundogan para avançar ao ataque com liberdade, o que justifica a fase artilheira do jogador alemão.
Contra o Borussia, Cancelo fez bem mais do que isso: no primeiro tempo, deu um lançamento impecável para o conterrâneo Bernardo Silva, que abriu o placar.
Na etapa complementar, ele repetiu a façanha com um novo lançamento, nas costas dos defensores adversários, para Bernardo Silva, que ajeitou para Jesus ampliar.
O City venceu com tranquilidade. Jogou frente a um oponente que se fechava e apostava em contragolpes sem sucesso. O bom desempenho na Premier League se repete na Champions, o que é animador.
Será que esse ano vai, Guardiola?