Em 1994, a Volkswagen apresentou a terceira geração do Polo compacto e representou um grande avanço pois era o primeiro a oferecer cinco portas e airbags, ABS e tensores dos cintos de segurança. Além disso, ele era montado em quatro blocos (motorização, equipamentos, opções e cores) e para visualizar melhor esses blocos de construção, a Volkswagen criou um código de cores, onde azul significava motor e chassi, amarelo para equipamentos, vermelho para opções e verde para cores de pintura.
Para tornar a linguagem de código mais atraente, a Volkswagen então produziu vinte Polos nessas cores para fins promocionais em eventos realizados nas concessionárias. Como muitos clientes viram esses carros, vários quiseram comprar.
Em 1964, a Volkswagen já usava a ideia de painéis de carroceria em diferente cores, quando mostrei um besouro de cores vivas. Tratava-se do Beetle e o anúncio mostrava a facilidade com que as peças dele podiam ser intercambiáveis.
A ideia se expandiu e em 1996 o Golf foi disponibilizado de forma semelhante e foram produzidas 246 unidades .
Após 25 anos, a Volkswagen da Holanda apresentou o Polo Harlekin, em sua sexta geração, lembrando que era um carro que não ia ser produzido e que, até então já tinha vendido 3.800 unidades. A escolha do nome remete aos Arlequins, figuras alegres, travessas e acrobáticas da “Commedia dell-arte italiana” e em 1995 foram produzidos 1.000 Polos de quatro cores.
Para fazer um Harlekin, a Volkswagen produziu inicialmente quatro Polos normais nas cores azul, vermelho, amarelo e verde menta e partes da carroceria, como capô, tampa do porta-malas, portas, pára-choques e retrovisores desses carros foram trocados de acordo com um padrão fixo. A cor básica de um Harlekin é a cor do teto, soleiras e no compartimento do motor. Para se ter uma ideia do padrão de cores, em cada Harlekin, o pára-choque dianteiro, as portas dianteiras e os espelhos são da mesma cor, assim como as portas traseiras e o pára-choque traseiro.
No interior, o Polo Harlekin vinha com um estofamento chamado de “Joker”, apresentando as quatro cores básicas Harlekin e um volante esportivo em couro azul, bem como um botão de engrenagem com o logotipo Harlekin. O som era sempre da Blaupunkt e o logo do Harlekim sempre estava presente nas luzes traseiras escurecidas, nos indicadores brancos na frente e na parte traseira. Os primeiros 1.000 Polos entregavam ao feliz comprador, um chaveiro numerado e um certificado.
Você compraria um Harlekin?