Após o Corolla, agora foi a vez do crossover desta gama ganhar uma versão com apelo esportivo. É o Toyota C-HR GR Sport, obra da divisão esportiva da montadora nipônica, a Gazoo Racing, que se apresenta com duas opções de motor : 1.8 com 122 cv e 2.0 com nada menos que 184 cv.
Todo o conjunto foi modificado visando melhorar a dirigibilidade esportiva, a começar pela suspensão, continuando com a direção e os pneus mas mantendo o nível de conforto dos demais modelos C-HR.
Um dos grandes responsáveis desta alteração são os pneus premium, os novos Continental Premium Contact 6 de 19 polegadas, na medida 225/45, que incrementam a aderência em curva do eixo dianteiro e a rigidez durante a mesma curva. Isto melhora a resposta da direção e provoca um menor sub-esterço quando o veículo é submetido às mesmas forças G. Além disso o novo pneu é mais leve do atual de 18 polegadas e garante a mesma resistência ao rolamento e mesmas emissões de CO² do carro.
O veículo tem a última versão do Toyota Safety Sense, um conjunto de segurança ativa projetado para prevenir, ou pelo menos reduzir, as colisões numa vasta gama de situações que podem se apresentar no uso do carro.
Assim ao sistema de pré-colisão (PCS) foram somadas novas características que incluem a assistência à mudança de direção em emergência (ESA), quando se torna necessário evitar um pedestre, ou a mudanças de direção nos cruzamentos, como acontece se o motorista virar quando está chegando outro carro no lado oposto. Aí entra em ação um aviso ao motorista e uma frenagem automática.
Além disso o C-HR tem o sistema Lane Trace Assist, que ajuda a manter o carro na própria pista e, se entender que está havendo um claro desvio de trajetória, aplicará uma força ao volante para ajudar o motorista a evitar o erro. E novos sistemas de auxílio ao motorista e incremento da segurança incluem o Full Range Adaptive Cruise Control (ACC) que combinado com o Road Sign Assist e o Intelligent Adaptive Cruise Control permite adaptar a velocidade do veículo à indicada para aquela rodovia.
Esteticamente foram modificadas a frente, com logotipo da marca num fundo preto, o mesmo ocorrendo com o alojamento dos faróis, a parte central do para-choque e as molduras dos faróis de neblina e um spoiler de estilo mais agressivo.
Internamente tem um novo acabamento denominado Cool Silver, em alcântara cor Dark Black com linhas paralelas na parte central dos bancos que destacam o aspecto esportivo do conjunto unindo características como a aderência, a resistência, a transpirabilidade e a leveza à elegância e ao máximo conforto. Outros destaques são o volante revestido com couro perfurado, costuras vermelhas tanto no volante como junto à alavanca do câmbio, soleira específica com logotipo, uma tecla stop/start GR e um aviso de início GR no painel à frente do motorista.
As demais características incluem vidros obscurecidos, smart entry, faróis Full LED, GPS, espelhos laterais dobráveis, acionamento elétrico e aquecimento dos assentos, além de um excepcional sistema de som JBL.