Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMercedes

Pré-lançamento: Mercedes EQA, o que já se sabe sobre o elétrico de entrada da marca

por Claudia Carsughi 20/01/2021
por Claudia Carsughi 20/01/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Protótipo do Mercedes EQA

Foto: Reprodução/Auto Express

O portal Auto Express avaliou um protótipo do novo Mercedes EQA, o primeiro compacto totalmente elétrico da marca, no Reino Unido.

Com aproximadamente 4,5 metros de comprimento, ele é um pouco menor em tamanho do que o Volkswagen ID.4, e tem preços definidos para começar em torno de £ 42.000 (RS 307.000,00*). Apesar desse preço, o EQA deve ser o primeiro Mercedes elétrico do mercado de massa.

Protótipo do Mercedes EQA

Foto: Reprodução/Auto Express

Assim como o EQC, seu irmão maior, ele não usa uma plataforma dedicada mas sim uma versão modificada da plataforma MFA usada para o GLA. O protótipo avaliado é uma variante da Mercedes EQA 250 ligeiramente camuflada. Ele usa um motor de 140 kW com 190 cv de potência no eixo dianteiro e uma bateria com cerca de 70 kWh de capacidade sob o piso. O trem de força fornece energia suficiente para um alcance declarado de 261 milhas nos testes WLTP, aproximadamente 420 km/h, porém a velocidade máxima é controlada eletronicamente para aproximadamente 160 km/h.

Estima-se também a fabricação de um EQA com tração nas quatro rodas e bimotor mais potente. Todas as variantes do EQA serão capazes de recarregar a 100 kW em uma tomada DC, então o salto de 10 para 80 por cento da bateria pode levar pelo menos meia hora do plugue correto.

Interior do protótipo do Mercedes EQA

Foto: Reprodução/Auto Express

Para a recuperação de energia, a Mercedes adotou cinco modos diferentes que podem ser selecionados através de aletas atrás do volante, como já existe no Audi e-tron.

Quando se compara o EQA ao GLA, o peso das baterias que ele carrega faz com que tenha reduzido o centro de gravidade, resultando mais eficácia em curvas fechadas. Porém, pesa quase duas toneladas e isso é nitidamente sentido na frenagem. Segundo a avaliação, a direção é muito relaxante, com uma suspensão que parece bem avaliada para o peso do EQA.

A Mercedes priorizou a eliminação da vibração e aspereza do trem de força e a qualidade de construção foi otimizada ainda mais, com maior ênfase no isolamento acústico.

Interior do protótipo do Mercedes EQA

Foto: Reprodução/Auto Express

Por dentro, o espaço para pessoas e bagagens é semelhante ao da GLA, com apenas uma pequena desvantagem. A bateria sob o piso significa que o banco traseiro deslizante com encosto ajustável não está disponível.

Estima-se para breve um irmão maior para o EQA, o EQB, que será uma alternativa ao novo Mercedes GLB de sete lugares.

Ficha técnica (estimada) – Mercedes EQA 250:

Preço£ 42.000 ou R$ 307.000 (est)
MotorBateria de 70kW (est), motor elétrico de 1140kW
Potência/torque190 cv / 350Nm (est)
TransmissãoAutomática de uma velocidade, tração dianteira
0-100 km/h9.0 segundos (est)
Velocidade máxima159 km/h (99 mph)
Autonomia420 km (261 milhas)
CO20g / km

*£ 1 = R$ 7,31 em 19/01/21

compactoelétricoeqa 250mercedes eqa
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Ford e MS-RT lançam versão especial da Ranger com visual agressivo no Reino Unido
Próximo
Toyota Gazoo Racing apresenta o Hipercarro GR010 Hybrid para 2021

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência