O portal Auto Express avaliou um protótipo do novo Mercedes EQA, o primeiro compacto totalmente elétrico da marca, no Reino Unido.
Com aproximadamente 4,5 metros de comprimento, ele é um pouco menor em tamanho do que o Volkswagen ID.4, e tem preços definidos para começar em torno de £ 42.000 (RS 307.000,00*). Apesar desse preço, o EQA deve ser o primeiro Mercedes elétrico do mercado de massa.
Assim como o EQC, seu irmão maior, ele não usa uma plataforma dedicada mas sim uma versão modificada da plataforma MFA usada para o GLA. O protótipo avaliado é uma variante da Mercedes EQA 250 ligeiramente camuflada. Ele usa um motor de 140 kW com 190 cv de potência no eixo dianteiro e uma bateria com cerca de 70 kWh de capacidade sob o piso. O trem de força fornece energia suficiente para um alcance declarado de 261 milhas nos testes WLTP, aproximadamente 420 km/h, porém a velocidade máxima é controlada eletronicamente para aproximadamente 160 km/h.
Estima-se também a fabricação de um EQA com tração nas quatro rodas e bimotor mais potente. Todas as variantes do EQA serão capazes de recarregar a 100 kW em uma tomada DC, então o salto de 10 para 80 por cento da bateria pode levar pelo menos meia hora do plugue correto.
Para a recuperação de energia, a Mercedes adotou cinco modos diferentes que podem ser selecionados através de aletas atrás do volante, como já existe no Audi e-tron.
Quando se compara o EQA ao GLA, o peso das baterias que ele carrega faz com que tenha reduzido o centro de gravidade, resultando mais eficácia em curvas fechadas. Porém, pesa quase duas toneladas e isso é nitidamente sentido na frenagem. Segundo a avaliação, a direção é muito relaxante, com uma suspensão que parece bem avaliada para o peso do EQA.
A Mercedes priorizou a eliminação da vibração e aspereza do trem de força e a qualidade de construção foi otimizada ainda mais, com maior ênfase no isolamento acústico.
Por dentro, o espaço para pessoas e bagagens é semelhante ao da GLA, com apenas uma pequena desvantagem. A bateria sob o piso significa que o banco traseiro deslizante com encosto ajustável não está disponível.
Estima-se para breve um irmão maior para o EQA, o EQB, que será uma alternativa ao novo Mercedes GLB de sete lugares.
Ficha técnica (estimada) – Mercedes EQA 250:
Preço | £ 42.000 ou R$ 307.000 (est) |
Motor | Bateria de 70kW (est), motor elétrico de 1140kW |
Potência/torque | 190 cv / 350Nm (est) |
Transmissão | Automática de uma velocidade, tração dianteira |
0-100 km/h | 9.0 segundos (est) |
Velocidade máxima | 159 km/h (99 mph) |
Autonomia | 420 km (261 milhas) |
CO2 | 0g / km |
*£ 1 = R$ 7,31 em 19/01/21