O mito da Porsche, o Boxster, completa 25 anos e comemora com uma série especial. Uma produção limitada a 1.250 unidades em todo o mundo baseada no GTS 4.0, movido por um motor boxer de seis cilindros de aspiração natural de 4 litros com 400 cavalos de potência.
Em 1993, no Salão do Automóvel de Detroit, foi anunciado o protótipo do Porsche Boxster, que era um conversível de dois lugares. Mais tarde, em 1996, a versão foi produzida apresentando poucas mudanças estéticas em relação a seu protótipo. Hoje, chega à 4ª geração com mais de 357.000 unidades produzidas.
Na edição especial, é usado um marrom com reflexos semelhantes ao cobre, no pára-choque dianteiro, nas entradas de ar laterais de lâmina única, nas letras e nas rodas de liga leve de 20 polegadas bicolores.
O Porsche Boxster 25 Anos tem algumas cores de destaque como o GT Prata Metálico, também disponível em Jet Black Metallic e Carrara White Metallic. Outro elemento marcante pode ser encontrado na tampa do combustível, embelezada com as letras “Porsche” que distinguem a linha de Design Exclusivo. As letras são em alumínio, assim como as saídas de escape de alto brilho do sistema de escapamento esportivo, enquanto a borda do pára-brisa tem acabamento em preto contrastante.
Seu interior se manteve fiel ao estilo histórico original, com o interior na cor vinho e capota vermelha, onde aparecem gravadas as palavras “Boxster 25”. Os elementos incluídos no extenso equipamento de série do novo modelo incluem o pacote interior de alumínio, bancos esportivos ajustáveis eletricamente com 14 posições, perfis de soleira das portas com letras “Boxster 25” e o volante esportivo GT multifuncional aquecido em couro.
O desempenho do motor é notável, fabricado com seis cilindros, aspirado de 400 cavalos, que pode ser combinado com a caixa manual de seis marchas ou a dupla embreagem Porsche de sete marchas (PDK). A velocidade máxima é de 293 km / he, na versão com caixa PDK e pacote Sport Chrono de série e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
A suspensão esportiva com sistema de controle eletrônico do amortecedor PASM, 10 milímetros mais baixo, e sistema de distribuição de torque Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de travamento automático são padrão.
O preço dessa edição especial na Italia é a partir de € 98.272 (em torno de R$ 629.000*).
*1 euro = R$ 6,40 em 15/01/21.