Somente uma catástrofe tiraria a liderança do São Paulo no Campeonato Brasileiro, e ela aconteceu. No Morumbi, o time de Diniz foi goleado pelo Internacional por 5 a 1, confronto direto que valia o topo da tabela. O jogo deixou claro qual equipe está melhor preparada, neste momento, para conquistar o título nacional.
A derrota são-paulina era até esperada — não dessa forma — pelo recente retrospecto das duas equipes. O Inter soma sete vitórias consecutivas no Brasileiro. Quanto ao São Paulo, é o quarto jogo sem vencer, e nas últimas partidas o time de Diniz repetiu os mesmos erros — inclusive hoje.
Além disso, vale destacar que no primeiro turno o São Paulo se complicou numa sequência de jogos contra Atlético-MG, Fluminense, Bragantino, Santos e Internacional. Agora, no returno, volta a tropeçar na mesma série.
1º turno
Atlético-MG 3 x 0 São Paulo
São Paulo 3 x 1 Fluminense
São Paulo 1 x 1 Bragantino
Santos 2 x 2 São Paulo
Internacional 1 x 1 São Paulo
2º turno
São Paulo 3 x 0 Atlético-MG
Fluminense 1 x 2 São Paulo
Bragantino 4 x 2 São Paulo
São Paulo 0 x 1 Santos
Athletico 1 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 5 Internacional
*Jogo entre São Paulo e Athletico, válido pela 11ª rodada, foi adiantado no calendário e por isso não entrou na relação de jogos acima.
No meio dessa série de jogos do primeiro turno, aconteceram os maus resultados na Libertadores e, consequentemente, a eliminação da competição. Da mesma forma aconteceu no segundo: veio a eliminação da Copa do Brasil. São competições distintas, mas que afetaram o São Paulo na temporada.
Após cair na Libertadores, o São Paulo se reergueu no Brasileiro. Hoje, já não mostra ter as mesmas forças para levantar. É apático e previsível. Não muda nem surpreende.
No entanto, não dá para dizer que o São Paulo perdeu o título. São apenas dois pontos atrás do Inter, e ainda restam sete rodadas para o fim do torneio — 21 pontos em disputa.
Há (pouco) tempo pela frente.