Já ouvimos muitas histórias sobre pessoas que decidiram mudar de vida e a primeira decisão é sair viajando em busca da tal liberdade. Isso ocorre principalmente com o tipo de pessoa que passou muito tempo trabalhando em um escritório, comércio ou outros que sugerem ficar no mesmo lugar por muito tempo ou privado da liberdade de ir e vir.
Com a Katharina Brazil, mais conhecida como @kbrazil_overlander nas redes sociais, aconteceu o mesmo. Engenheira, liderou construções de plataformas de petróleo, passando muito tempo em alto mar ou em estaleiro. Sempre teve a certeza de que gostava mesmo era da estrada, podendo conduzir o seu próprio caminho e não ficar “ilhada” no mesmo lugar, portanto, a decisão foi comprar um veiculo que pudesse lhe dar segurança, conforto, capacidade e principalmente, liberdade.
Depois de muitos testes, optou pelo Compass Longitude 4×4, já que a paixão pela marca Jeep já era declarada. Acontece que para as viagens que ela planeja, como por exemplo ir até o Alaska sozinha, outro modelo era mais indicado, no caso o Compass Trailhawk. Foi então que decidiu comprar outra unidade para dedicar só às viagens, mantendo seu Longitude para outro uso.
A decisão pelo segundo carro acabou melhorando o planejamento do projeto, já que este TH passaria mais tempo nas oficinas sendo preparado, que em sua posse, em busca do maximo em auto suficiência para encarar qualquer ponto do globo terrestre que ela decida ir, e sozinha. Para isso, precisa também de muita coragem, determinação, o que ela tem de sobra, mas falta ainda apoio financeiro para chegar lá e não duvido que terá.
Instalou muitos acessórios e equipamentos, que somam ao peso do carro um excedente de quase meia tonelada sem sentir a necessidade de aumentar a potencia do motor, deixando a mecânica toda original de fabrica. Sim, tudo original de fabrica! O planejamento teve foco em carro para expedição, “overland” e nada foi colocado sem algum propósito ou função. Como o carro a ser preparado era 0km, instalou película transparente de proteção em toda lataria imediatamente, sabendo que os riscos viriam.
Uma das primeiras dificuldades foi encontrar pneus apropriados que coubessem sem mudar as rodas originais, que na opinião dela, são lindas. Um representante da marca desejada gentilmente ofereceu fazer a importação especialmente para ela dos EUA, resolvendo a primeira dificuldade. Só que para não raspar em nada, foi preciso instalar calços de 1,5 polegadas na carroceria, o que foi feito com sucesso. Espaçadores de roda de 20mm entraram para melhorar a geometria e estética do carro montado com pneus 225/65 r17 BF Goodrich T/A ko2.
Com essas mudanças, já obteve ganho significativo em tração e ainda um leve aumento no vão entre o carro e o solo que revelou a capacidade do carro. Foi então que chegou a vez de proteger componentes importantes e caros, instalando proteções de aço em toda parte inferior, cárter, transmissão e também nas coifas das rodas dianteiras. Pelas marcas que podemos notar na imagem, já evitaram prejuízos e estão cumprindo seu papel perfeitamente.
Sabendo da necessidade de transpor alagados, como rios e outros, a existência de um snorkel era indispensável e como ainda não existia um desenvolvido, o fabricante usou seu carro como molde para o primeiro de muitos. Quase tudo foi construído especificamente para esse carro e com os pára-choques de aço não foi diferente:
O da dianteira recebeu uma base embutida para acomodar o guincho que quase não aparece, não fosse o cabo de kevlar preso ao gancho vermelho. Como o projeto é especial, ela teve a oportunidade de opinar em replicar as colméias da grade no pára-choque, harmonizando esteticamente o conjunto. Reparem que o radar do carro continua lá e bem mais protegido que originalmente.
O pára-choque traseiro tinha um objetivo bem especial, suportar o estepe que deveria sair de dentro para abrir espaço. Para isso, foi desenvolvido um suporte fixado por parafusos no próprio pára-choque, podendo ser removido sem nenhum problema, além de ser articulável para a direita (lado do passageiro) possibilitando a abertura do porta malas que é elétrico. Tem também engate removível e a adoção de mais um gancho original Mopar que ficou bem melhor acabado esteticamente, ao invés de apenas um na traseira como vem de fabrica.
Em aço também e com os mesmos detalhes das colméias, o rockslider entrou para proteger as caixas de ar e ficou muito bom no conjunto visual. Ela abriu mão do teto solar panorâmico para ter uma barraca e poder dormir quando for necessário durante as viagens. A base de teto ficou bem reforçada, ajudou a embutir uma barra de led na frente e ainda ganhou uma estilosa escadinha para acessar a parte superior, projetada por ela mesma!
Dentro do carro alguns equipamentos essenciais como: radio comunicador PY que neste modelo tem a base separada do painel frontal e foi cuidadosamente instalado abaixo do assento do passageiro. Um bom GPS dedicado e com mapa próprio para Overlander e um Spot X comunicador via satélite, essencial para áreas desertas, sem comunicação ou direcionamento ela não deve ficar.
A geladeira de 28 litros cabe o suficiente para alguns dias de refeição ou bebidas, mas tem também função freezer. Um compressor de ar portátil à bateria (independente do carro) para encher os pneus se for preciso. O arrancador auxiliar de emergência para partida, caso falhe a bateria e ainda uma ducha 12v para não ficar sem banho. Galão para combustível extra são três, um de 20 e outros dois de 10 litros, que com os 40 litros total promove uma autonomia extra de mais de 300km nessa configuração, suficiente para áreas remotas. Outro galão de 20 litros é responsável pela água que pode ser tanto para o carro quanto para banho ou beber.
Caixa com as ferramentas mais importantes e kit de primeiros socorros bem preparado faz parte do conjunto. Patesca, manilhas, gancho, cintas, pranchas e macaco Hi-Lift, tudo revisado e bem acomodado, por enquanto dentro do carro. Leva como reserva e emergência mais dois sacos de dormir, sendo um especifico para neve (-15c). Vale destacar que participou de vários cursos para utilizar tudo que possui no carro.
Para quando precisar dormir dentro do carro, ela ou suas cachorras, optou por um equipamento muito conhecido em carros de rally, chamado ‘window vents’, o qual ela ainda customizou, inserindo uma tela mosquiteiro, proporcionando a possibilidade de ter a circulação de ar dentro do carro com conforto, segurança e sem a presença dos pernilongos, ótimo para quem costuma carregar pets dentro do carro.
Acreditando que não poderia deixar de pensar na sua alimentação, construiu uma cozinha do zero, sob medida, no porta-malas do carro, mas ela diz que ainda está em fase de testes e aperfeiçoamento. Só que já tem dois queimadores, pia, gavetas com mantimentos e tudo que precisa para um café ou refeição completa, além de mimos como: panela de arroz 12v, cafeteira Nespresso e liquidificador. Vale destacar que a construção só foi possível graças a ajuda do seu próprio pai no planejamento e concepção. Tudo feito em família, fica melhor.
O projeto ainda prevê um sistema de bomba e tanque de água para melhores banhos, sistema de energia auxiliar off-grid (bateria estacionária, tomadas, iluminação auxiliar, painel solar e inversor), alguns suportes para galões, Hi-lift, prancha, pá e GoPro, além de desenvolver inner fenders de chapa para substituir os para-barros que são frágeis para tal.
Depois de conhecer de perto e entender tudo que foi feito no carro, só me resta dar os parabéns pelo excelente projeto e dizer que não encontrei nada que fosse desnecessário ao propósito. Ela buscou cursos específicos, contatos experientes no meio e profissionais gabaritados para essa preparação. Agora, ficamos na torcida para que algumas marcas tenham a sorte de acompanhá-la nesta aventura única. Boa sorte, Ka!