A Peugeot fez uma mudança radical no visual da linha 208 e já se pode notar isso ao olhar o carro de frente, O para-choque é uma peça grande, com a saída de ar incluída, na cor do carro. A assinatura visual traz agora um tira em LED que imita os dentes de sabre (presas do tigre). O nome do modelo, “208” está inserido no centro do capô, logo acima da grade. A traseira do novo Peugeot 208 tem acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas – também dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.
Agora, nessa nova versão, o 208 traz a segunda geração do Peugeot i-Cockpit, com o primeiro cluster em três dimensões, volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, sistema de reconhecimento de placas de velocidade, sensor crepuscular e de chuva, além da série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.
O novo Peugeot 208 permite criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.
Fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, traz uma plataforma global (porque é produzida em quatro continentes e oito fábricas do Groupe PSA-França, Espanha, Eslováquia, China, Argélia, Marrocos, Argentina e Brasil) bastante completa e versátil.
O motor não é aquele que todos esperavam, o turbo 1.2 que existe na Europa. Embora o carro seja fabricado na Argentina, o motor é feito no Brasil, com 1.6 litros, 4 cilindros, 16 válvulas e desenvolve 118 cv de potência a %.750 rpm quando abastecido com álcool, entregando 15,4 kgfm de torque máximo.
Traz importantes itens de segurança, como a frenagem de Emergência, onde o sistema de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.
Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.
Além desse, tem outros sistemas de segurança como alerta e correção de mudança de faixa, alerta de ultrapassagem de linha que corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.
É oferecido em seis versões com preços partindo de R$ 65.990 até R$ 94.990, preços esses consultados em novembro de 2020.