Há algum tempo vem se falando sobre a criação de um carro elétrico a ser lançado pela Apple, batizado de Project Titan, que poderá ser apresentado em 2024. Sabe-se, agora, que vai de fato acontecer a concretização do projeto, mas paira a dúvida sobre qual tipo de carro será.
Existe a especulação, de acordo com o site InsideEVs, de que o Apple Car pode não ser um carro compacto como se imaginava e sim, um carro elétrico de luxo, com configuração premium. Um dos motivos é que essa seria uma forma da Apple obter maior margem de lucro, assim como o Tesla Model 3, que tem uma margem de 30%. Essa mudança de planos, segundo o Automotive News Europe, poderá implicar num investimento na ordem dos 230 mil milhões de dólares, mas talvez seja essa a única forma de evitar um fracasso.
Porém, quando pensamos na margem de lucro do iPhone, que está na casa dos 60%, pode-se imaginar que esse número também seja uma meta da marca para seu novo carro. Como a Apple não tem o expertise do mercado automotivo, talvez optar por lançar um carro de luxo, proporcione a ela a possibilidade de trabalhar com uma margem de lucro maior.
Outro motivo que pode levar a Apple a preferir fazer um carro de luxo, pode ser por uma questão de volume. Se a marca fosse fazer um carro compacto, deveria estabelecer parcerias com uma grande rede de fornecedores que já estão comprometidos com outras marcas. Dessa forma, um carro de luxo aposta numa produção menor e oferece seu produto a um mercado que quer exclusividade, assim como ela oferece através de seus smartphones.
Ainda assim, a Apple terá de fazer uma parceria externa para a construção deste veículo, e três grandes colaborações parecem possíveis: com a Magna, com quem a Apple já trabalhou antes; com a Foxconn, que já lhe fornece componentes eletrônicos e está prestes a vir para o setor automotivo, já com um acordo com a FCA; ou com a Hyundai, com quem parece já terem conversado.
Nos resta aguardar!