Após 46 anos de sucesso, a Volkswagen encerrou a produção do Golf tradicional para o mercado norte-americano. As últimas unidades produzidas do modelo regular, saíram da fábrica em Puebla, no México, na semana passada. Foram venndidos quase 2,5 milhões de unidades ele foi o best-seller global da VW por décadas.
A boa notícia é que os modelos GTI e R, voltados para a esportividade, voltarão em 2022 como a 8ª geração do Golf.
“Enquanto o Golf de sétima geração será o último dos hatches básicos vendidos aqui, o GTI e o Golf R levarão seu legado adiante”, disse Hein Schafer, vice-presidente sênior de marketing de produto e estratégia da Volkswagen of America, em um comunicado .
Falando sobre o legado do carro, Schafer acrescentou: “É um exemplo do que a Volkswagen faz de melhor – combinando características de direção dinâmicas com embalagem intencional”.
Por que o Volkswagen Golf acabou?
Quando foi lançado, em 1974, o Golf original foi um grande sucesso, pois oferecia espaço de uma perua pequena porém com formas angulares e atraentes, projetado pelo gênio italiano do design automotivo, Giorgetto Giugiaro. Era econômico, fácil de dirigir e divertido. Assim ficou conhecido com “rabbit”, ou “coelho” e substituiu o Beetle.
Em 1980 os americanos estavam num momento de recuperação de duas crises sucessivas de combustíveis e o Golf era uma ótima solução para o momento, vendendo quase 200.00 unidades por ano. No entanto, o hatchback nunca foi o preferido no mercado norte-americano e o lançamento do Jetta (Golf de três volumes), fez as vendas do Golf caírem vertiginosamente.
Em 1985 o Jetta ultrapassou as vendas do Golf, tendo tido algumas flutuações ao longo do tempo, mas em média a cada três ou quatro Jettas vendidos, era vendido um Golf. Um exemplo disso foi o ano passado, quando a Volkswagen vendeu 82.660 Jettas para 25.860 Golfs (dados da MotorIntelligence).
Em 2020 e 2021, o Golf regular foi passou a ser produzido em uma única versão, a TSI com motor 1.4 de quatro cilindros com 147 cavalos de potência, o que lhe permitia um ótimo desempenho em curvas. Ele era bem equipado com
teto solar, assentos aquecidos, alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.
Para os apaixonados pelo Golf TSI, por mais alguns meses estarão à venda os modelos recém produzidos, custando a partir de US $ 24.190, incluindo taxas. Sem dúvida é um carro que vai deixar saudades!