Uma temporada que se iniciou sob a marca da dúvida, apenas 5 corridas estavam confirmadas até então, acabou tendo um desenrolar que podemos definir como normal e que ratificou a superioridade mecânica da equipe Mercedes, como vem acontecendo nos últimos anos.
Nesse domingo, o GP de Abu Dhabi, no belo circuito de Yas Marina, apresentou a vitória de Verstappen com sua Red Bull Honda, seguido de Bottas e Hamilton. A 10ª vitória do piloto holandês que, junto de Leclerc, forma a dupla de pilotos que possivelmente deverá protagonizar as próximas temporadas. Dois pilotos de talento, mas que mecanicamente, nesse momento, Verstappen está melhor servido que Leclerc e que, no ano que vem, as equipes não deverão apresentar grandes modificações, mas para 2022, é bem provável que as novidades mecânicas, com a liberdade dada pelo regulamento, sejam muitas e até certo ponto, imprevisíveis.
Essa corrida de encerramento do campeonato traz várias considerações junto com ela: a última de Vettel na Ferrari, já que para ele se abre um novo horizonte na Aston Martin, em que os milhões do canadense Stroll podem levar a um bom desempenho, enquanto Hamilton ratificou sua condição de campeão mundial e de piloto a ser batido ainda no ano vindouro. Sergio Perez perde seu lugar, não se sabe ao certo qual será seu futuro numa Fórmula 1 que tem, indiscutivelmente, um lado financeiro as vezes preponderante.
Tivemos ainda, como destaque para o automobilismo brasileiro, a presença de Pietro Fittipaldi. Um sobrenome famoso que volta à F1 e o faz cercado de muita incógnita sobre qual poderá ser o futuro desse garoto. Por enquanto, esse foi o seu impacto de estreia na categoria. Veremos, ano que vem, como isso irá se desenrolar.
Confira o resultado completo do GP de Abu Dhabi: