Ficou famosa quando ainda era Dodge, agora apenas RAM e mais popularmente conhecida como “Bódona” em versão menor e invocada para disputar como a queridinha das picapes no Brasil.
Até então, só tínhamos um modelo grande da RAM (2500) a venda no Brasil, que poucas unidades vendidas, mas vem mudando isso desde o ano passado que aumentou para 652 unidades e neste ano mesmo com pandemia pode vender quase o dobro antes mesmo de fechar dezembro, já somam 1.164 unidades emplacadas.
A 2500 sofre pela lei de trânsito vigente, que não permite aos motoristas que tenham CNH amadora ou categoria B conduzir o modelo pelo seu porte. Por este fato, foi classificada como caminhão, e deve seguir todas as regras impostas a ela, inclusive, rodízios municipais, tornando ainda mais difícil suas vendas e para isso a 1500 deve trazer maior volume de vendas.
No Brasil desde 2005, emplacou pouco mais de 10 mil unidades e a expectativa da marca é ficar acima de 1500 emplacamentos no ano, e um dos executivos da marca acredita vender um ano em um dia. Será possível? Acredito que até poderia, não fosse com motor gasolina nesse preço.
Sei que foi difícil escolher o motor para oferecer por aqui, mas sabemos que nesse segmento no Brasil, quem manda é o diesel, pelo menos por enquanto, vamos ver se atinge a 1500 Rebel que tenta se firmar como a primeira muscle truck do Brasil. O motivo da preferencia dos picapeiros por motor diesel não é só pelo maior torque, mas principalmente pelo consumo e autonomia, já que aqui a gasolina custa o olho da cara e o V8 5.7 HEMI aspirado de 400 cavalos promete na melhor das hipóteses um consumo urbano de 5,3 e estrada de 6,6 km/l, conforme informado pela marca.
Esse consumo seria maior ainda se não existisse a tecnologia HEMI, que quando desnecessário os oito cilindros, quatro deles deixa de atuar e consome como um V4, o que ajuda muito, mas não resolve. Se fosse eu a escolher, seria o V6 3.0 Ecodiesel de 264cv que colocaria nesse cofre. Garantia ainda o posto da picape mais potente, que era da VW Amarok V6 de 258cv.
O preço de venda é alto mesmo, são 400 mil reais por ela e mesmo sabendo que foi afetado pela cotação do dólar, já que é fabricado e importado de Michigan nos EUA, ainda sim é alto. A lógica é comparar esse preço com a RAM 2500 Laramie diesel 2020 que custa 361.990 no site da marca. Acontece que a 1500 Rebel é uma edição ‘rebelde’ em potência e entra em outro nicho, além de ter tecnologias que a 2500 ainda não tem nesta versão 2020, mas quando chegar, deverá ultrapassar os 400k com certeza. As primeiras unidades vendidas serão entregues apenas no inicio de Abril e 100 delas estarão em pré-venda desde o dia 10 pelo site www.ram.com.br, fique ligado!
Tem ainda os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional) para ajudar a elevar em mais 20k o preço da bodinha. São cinco opções de cores: branco Bright, cinza Maximum Steel, prata Billet, preto Diamond e vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
Central multimídia Uconnect 4C 12 NAV vertical no painel, a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, como navegação GPS embutida, câmera 360º, comandos do ar condicionado digital dual-zone, entre outras. Compatível com AndroidAuto e Apple CarPlay.
Extensa lista de itens tecnológicos que inclui ainda: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.
A RAM 1500 deve abrir os olhos de mais pessoas para um segmento em ascensão atual, já que a Rebel é uma grande aposta por ter capacidade superior de preparação, se comparado às picapes de hoje e aliado à facilidade de importação de peças dos EUA para up-grades.
Este é só um dos vários motivos que nos fazem acreditar no sucesso de vendas do modelo que estará sozinho no mercado de luxo de picape. Vale lembrar que em 2020, ganhou o prêmio de carro de luxo do ano, nos USA, primeira vez na história para uma picape. O agronegócio é um dos mercados que mais faturou nos últimos tempos e esta carente de mais luxo, podendo pagar por isso sem ter que andar de caminhão.
Com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, além de freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD tem também, como a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção e controle de oscilação de reboque (TSC).
A Nova Ram 1500 foi a primeira picape full size a conquistar o selo Top Safety Pick +, de acordo com as diretrizes atuais do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Essa classificação é a mais alta concedida pela entidade norte-americana, que realiza seis testes de impactos. A resistência a colisões da 1500 se deve ao sistema patenteado da FCA Splayed Front Frame Rails. Nele, os trilhos do chassi dianteiro são estendidos para gerenciar melhor a energia de impacto em certos tipos de colisões frontais, provando ser segura e resistente.
Luxo por todo lado e olhando para cima: o enorme teto solar panorâmico, único na categoria faz toda a diferença dentro do habitáculo. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro, com requinte de acabamento inédito para as picapes a venda no Brasil. Ainda falando dos assentos, todos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.
Os passageiros traseiros se beneficiam do exclusivo assoalho plano com diversos porta-objetos, inclusive debaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro. Outra característica interna na qual se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.
Importante acrescentar que além de contribuir com a redução de peso, a tampa da caçamba da Ram 1500 Rebel se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Sem falar da opção da exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito) que seria uma boa solução para a Fiat Toro. Mas a 1500 não conta apenas com o leito da caçamba para se carregar. No alto de suas paredes laterais, os exclusivos compartimentos RamBox têm capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação.
Resumindo, a nova RAM 1500 Rebel é agora a picape mais em tudo, potência, segurança, conforto, conectividade, preço e off road, mas será que vai emplacar mais que a 2500?
Dica do especialista: Se você comprou um 4×4 porque precisa, sugiro que busque informação sobre os pneus adequados a sua necessidade, eles fazem muita diferença, assim como escolher o calçado certo para um dia todo fora de casa, pense nisso.