Destaque do ano, melhor picape, maior valor de revenda, executivo do ano e melhor projeto socioambiental são apenas alguns dos títulos que a FCA recebeu em 2020. Mesmo em um ano tão atípico, a companhia aumentou a sua sala de troféus e os seus produtos, serviços e iniciativas de suas marcas foram reconhecidos entre os melhores e mais admirados do mercado. No total, até agora, foram 58 prêmios de diferentes organizações na América Latina, reconhecendo a excelência e eficiência da FCA.
Além de manter a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves no ano, a FCA tem outros motivos para comemorar. Sua atuação foi premiada em múltiplos aspectos, como marketing, resultados, comunicação, ações de recursos humanos, transformação digital e tecnologia da informação, design. O presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, a Nova Fiat Strada e projetos institucionais foram destaques de importantes premiações.
Nova Fiat Strada
Lançada há seis meses, a Nova Fiat Strada já está com a caçamba recheada de troféus. No total, até agora foram 19 prêmios, que comprovam a excelência da picape. O reconhecimento vai além dos atributos do carro. O ineditismo do evento de lançamento e da campanha publicitária que “reviveu” Elvis Presley, Rei do Rock, de um jeito completamente inovador, também foi destaque entre as premiações ligadas ao modelo. Mas claro que a mais nova integrante da família Fiat também recebeu prêmios como produto. Foi eleita a Picape do Ano no Prêmio Carro do Ano, da revista AutoEsporte; venceu na categoria picape do UOL Carros e ganhou o troféu do prêmio como “Destaque do Ano”, o que também aconteceu no Prêmio Mobilidade Estadão 2020, sendo considerada a Melhor Picape e Melhor Carro do Ano do Jornal do Carro.
Não para por aí. A Nova Fiat Strada também venceu como veículo comercial leve no Prêmio Autodata; picape do ano no Prêmio Abiauto; Melhor Pick-up no Car Awards Brasil 2021 e na premiação do Jornal da Cidade e Cidade Conecta; picape pequena no Carsughi L’Auto Preferita; melhor picape no Americar e “Pickup do Brasil” no Prêmio Líderes Automotivos do Brasil.
O júri do Top Car TV, formado por 34 jornalistas de todas as regiões do Brasil, elegeu a Nova Fiat Strada não apenas Picape do Ano, mas também como Veículo do Ano, entre todos os lançamentos do País. Seu filme publicitário estrelado por “Elvis Presley” também venceu como Melhor Campanha. O design da picape ainda foi prestigiado no Brasil Design Awards levando o bronze em design de Produto, subcategoria transporte, sendo o único automóvel reconhecido na disputa.
O sucesso da picape não é só no Brasil. Na Argentina, a Nova Fiat Strada foi eleita o veículo comercial do ano pela PIA (Associação de Jornalistas da Indústria Automotiva), que contou com a participação de 28 jornalistas especializados no setor automotivo de diferentes meios de comunicação argentinos.
Fiat
E não foi só a Nova Fiat Strada que levou muito prêmios em 2020. Outros veículos da marca Fiat também foram homenageados: o SUP Fiat Toro venceu a categoria de picape média, do Carsughi L’Auto Preferita e garantiu, pelo quarto ano consecutivo, o Selo Maior Valor de Revenda, realizado pela Agência Autoinforme. O Fiat Fiorino também recebeu o selo, no segmento de Furgoneta de Carga, o utilitário da Fiat também levou a melhor Prêmio Lótus 2020, da revista Frota&Cia no segmento de Furgoneta de Carga. No Prêmio KBB Melhor Valor de Revenda, em parceria com a revista Quatro Rodas a Fiat Ducato 2.3 venceu na categoria Furgão Comercial.
A Fiat também se destacou como uma das marcas com melhor relacionamento com os consumidores no Brasil. Durante o 18º Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente foi homenageada por estar entre as melhores do país no último ano e se destacou entre as empresas da década por ter se posicionado entre as melhores ao longo de seis das dez edições já realizadas do Ranking Exame IBRC. Também foi reconhecida no XXI Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços aos Cliente, realizado pelo Grupo Padrão.
Mezzo brasileira e meio italiana, em 2020 a Fiat iniciou importante reposicionamento no Brasil, que contou com o suporte da agência Ana Couto Branding. A iniciativa também foi premiada, sendo prestigiada no Prêmio Brasil Design Awards, com ouro na categoria “branding – posicionamento grandes empresas”, prata em “branding – voz” e bronze em “design gráfico – design de marca grandes empresas”.
Outro setor em que a Fiat se sai muito bem é o publicitário, devido às suas campanhas criativas e inovadoras. Assim, mais uma vez, a marca foi um dos destaques da 13ª edição do Effie Awards Brasil, premiação organizada pelo Grupo Meio & Mensagem. O case “Vivi Guedes, resultante de uma parceria da Fiat com a agência Leo Burnett Tailor Made e a Rede Globo, levou três troféus do prêmio, sendo prestigiado nas categorias Influencers, Veículos e Media Content Partnership, conquistando os reconhecimentos de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Reconhecimento institucional
A FCA venceu o Prêmio Rei, organizado por Automotive Business, na categoria “Empresa Montadora – Automóveis e Comerciais Leves” e também no Prêmio AB Diversidade, dedicado a empresas que se destacaram pelas boas práticas e consistência de ações de longo do ano para promover a inclusão.
Além disso, a companhia também está entre “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, de acordo com o grupo IT Mídia, e André Souza, Chief Information Officer da FCA para América Latina, foi escolhido o principal executivo na categoria “Indústria Automotiva, Autopeças e Mecânica” na mesma premiação. Outro ranking em que a FCA teve relevância foi o TOP 100 Open Corps, ficando entre as 100 empresas líderes em open innovation no Brasil.
A companhia levou ainda os troféus do Prêmio Líderes Automotivos do Brasil, na categoria montadora de carros de passeio e comerciais leves do Brasil; de melhor performance empresarial pelo Top Car TV e melhor projeto socioambiental com o Árvore da Vida, no Carsughi L’Auto Preferita. Outro importante reconhecimento foi dado à diretora de Recursos Humanos da FCA, Érica Baldini, posicionada entre os RHs Mais Admirados América Latina, pelo grupo Gestão RH.
Assim como nos anos anteriores, a FCA também foi destaque no Prêmio Aberje 2020. O lançamento da Nova Fiat Strada foi vencedor na categoria Eventos, tanto da região Minas Gerais e Centro-Oeste como Nacional. Na categoria regional, a empresa também conquistou o prêmio “Memória Organizacional” com o case “40 Anos do Primeiro Carro Movido a Etanol: O resgate da história e a conexão afetiva com a marca FIAT” e na categoria “Multipúblicos, com “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”. Também houve cases vencedores no Norte e Nordeste, em “Sustentabilidade Organizacional” com a “Jornada da Sustentabilidade FCA” e em evento o “Jeep Experience – Pantanal”.
Antonio Filosa
Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, recebeu importantes reconhecimentos. Foi eleito “Executivo de Valor” no setor de veículos e peças pelo jornal Valor Econômico; no Prêmio Rei, de Automotive Business, conquistou o troféu de “Liderança de Montadora”. Antonio Filosa também conquistou o Prêmio Autodata, como “Liderança Empresarial- Montadora”; “Executivo do Ano” pela revista AutoEsporte; personalidade do ano no Prêmio Abiauto; Melhor Executivo de Montadora pelo Top Car TV e, na categoria Presidente de Montadora, no Prêmio Líderes Automotivos do Brasil.
Jeep
A Jeep também foi reconhecida pelos seus serviços e veículos, estando entre as Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2020, iniciativa do Instituto Mesc, especializado em pesquisas de mercado, treinamento e certificações relativas ao atendimento e satisfação de clientes. A marca posicionou-se tanto no ranking geral como a vencedora no setor de “Montadoras de Veículos”.
Os SUVs mais desejados do mercado também foram premiados. O Jeep Renegade foi eleito o SUV do Brasil no Prêmio Líderes Automotivos do Brasil e o Compass levou, pela quarta vez, o Selo Maior Valor de Revenda, no segmento de SUV Compacto, da Agência Autoinforme.