Desde 1988, quando a Libertadores mudou o formato da fase eliminatória, somente uma vez tivemos os dois jogos das semifinais disputados entre brasileiros e argentinos: em 2018. Naquela edição, os times da Argentina levaram a melhor. O Boca Juniors superou o Palmeiras, após uma vitória por 2 a 0 e um empate em 2 a 2, e o River Plate passou pelo Grêmio, nos pênaltis, depois da derrota por 1 a 0, no duelo de ida, e da vitória por 2 a 1, na volta.
A Libertadores 2020 marca um novo encontro entre brasileiros e argentinos nos dois jogos das semifinais, e novamente Boca Juniors e River Plate são os representantes da Argentina. O primeiro vai pegar o Santos, enquanto o segundo enfrentará o Palmeiras. Os jogos acontecem em janeiro.
Há dois anos, a Libertadores era decidida entre argentinos. A última vez que dois clubes brasileiros foram protagonistas na final do torneio foi em 2006, quando o Internacional superou o São Paulo na decisão.
Em finais, brasileiros e argentinos já se enfrentaram 15 vezes. Dessas, os times da Argentina conquistaram nove títulos, e os do Brasil ganharam seis.
O número de vezes que argentinos chegaram às semifinais também é maior comparado ao dos brasileiros. O River Plate já soma 20 disputas; o Boca Juniors, 19; o Santos vai disputar a sua nona semifinal, e o Palmeiras, a oitava.
Esperamos que depois de 14 anos a Libertadores volte a ser decidida entre brasileiro e, sobretudo, que o Brasil some mais um título nesta saudável disputa com os nossos maiores rivais sul-americanos.