Situação de Arteta é delicada no comando do Arsenal. Gunners, nos últimos jogos, perderam para Tottenham, Burnley e Everton; empataram com Southampton e só venceram o Dundalk. Hoje, o time londrino foi goleado pelo Manchester City por 4 a 1, placar que custou a eliminação da Copa da Liga Inglesa.
No Brasil, Arteta já seria demitido — dependendo do clube. Na Inglaterra, a situação é pensada com rigor. Fato é que na Premier League, a situação não é nada agradável. O Arsenal é só o 15º colocado. Conforto mesmo só na Lega Europa, mas porque tem adversários mais fracos na mesma chave.
Quando o Arsenal enfrenta um adversário mais forte, acontece o que vimos hoje em Londres. O Manchester City dominou o time londrino do início ao fim. Mesmo que Lacazete tenha marcado o gol de empate, no primeiro tempo, a etapa complementar refletiu o placar final da partida.
Diante dos grandes, o Arsenal se apresenta como um time sem forças, abatido e apático. A fase é péssima e exige mudanças. Isso não se resume ao comando técnico, mas à forma de jogar.