Toyota lançou a nova Hilux 2021 com mudanças externas sutis, um retrabalho na mecânica e uma pequena dose de eletrônica para segurança. Usou a mesma estratégica para a SW4 lançada separadamente logo após. Esta atualização deve manter a Hilux na liderança em vendas no segmento.
Os mais “Toyoteiros” receberam muito bem a novidade sonora, que inclusive, passa a contar com o tão esperado espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay na nova central multimídia. Para alegria de quem pode optar pela versão mais cara, vem o conjunto refinado de áudio da JBL, que conta com 8 alto-falantes e um subwoofer.
Ganhou mais potência e torque com a reprogramação e aumento da capacidade de admissão da turbina. Agora chega aos 204 cv com a promessa de gastar até 4% menos combustível. Foi feito também um trabalho de melhoria do arrefecimento do motor, inclusive com troca de pistões, tudo para suportar a maior carga, sem perder a velha confiabilidade conhecida da marca.
O Toyota Safety Sense, nome dado ao conjunto eletrônico que permite alertar ou até mesmo frear a picape automaticamente para evitar ou mitigar uma colisão, está presente apenas na versão mais cara SRX e além deste recurso, ainda é possível controlar o trajeto em cruzeiro adaptativo e alerta de mudanças de faixa.
A novela mexicana da Peugeot Landtrek deverá render muitos capítulos, já que na última terça-feira 24/11 em seu lançamento para América Latina, confirmaram a vinda da picape também para o Brasil, porém, somente em 2022. Isso mesmo, dois mil e vinte e dois.
Só fui entender o porquê depois de ler a matéria do meu amigo Daniel Messeder, da Motor1, neste mesmo portal Uol. Sugiro a leitura, mas resumo aqui o entendido: “A única planta com produção da Landtrek no mundo, fica na China. Se trouxerem para o Brasil, serão taxados em 35% de impostos e ainda tem a variação cambial do dólar, tirando todas as chances de concorrer com outros modelos do segmento.” Entendido?
Por isso, não me surpreenderá se ela não vier para o Brasil, como aconteceu com o Mercedes Benz Classe X, que acabou até saindo de linha prematuramente. Espero que não aconteça o mesmo com a picape da Peugeot e desejo sorte!
Dica do especialista: Se precisar trocar o pneu no off-road, como em lama, areia ou outro solo parecido, use os tapetes do carro como base de apoio para o macaco e não se esqueça de posicioná-lo no local correto evitando danificar a caixa de ar do veículo.