O Golf mais potente da história, chamado Golf R, recém lançado na Europa, chega desenvolvendo 315 cv de potência, superando a versão limitada Golf Clubsport S que foi lançada anteriormente e que chegava a 310 cv. Esse motor é o TSI, turbo, responsável por entregar toda essa potência. Ele tem injeção direta, torque de 420 Nm e faz de 0 a 100 km/h em incríveis 4,7 segundos, podendo atingir 270 km/h de velocidade máxima.
Além desse belo conjunto motor, o Golf R traz a tração 4MOTION, nas quatro rodas, assegurando que a potência do motor seja distribuída pelas quatro rodas de acordo com a necessidade do momento, permitindo assim que as rodas não travem ou patinem, usando a tração em qualquer superfície. Esse sistema de tração, junto a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades DSG, permite acelerações eficientes e mudanças de marcha quase imperceptíveis nos diferentes modos de condução. Para a Europa e outros mercados, o Golf R vai ser oferecido com duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou o acima citado DSG, de dupla embreagem e sete marchas.
A suspensão continua sendo a McPherson, na frente e a multilink na traseira, porém com altura reduzida em 20 mm. Ele ganhou 10% em rigidez frente à versão anterior, na frente e atrás e teve uma redução de peso de 3 kg graças ao subchassi em alumínio.
Outro ponto de destaque do Golf R é o arranque, graças ao launch control (auxílio eletrônico para ajudar os motoristas de carros de corrida e de rua a acelerar desde o início). Quando ele é ativado junto à desativação do controle de estabilidade, permite ao motorista ter o controle total do carro em suas mãos. A seleção do modo de condução é feita através de um botão ou pelo painel, pelo sistema Infotainment, regulando o chassi de forma adaptativa ao tipo de estrada e solo. O modo Race foi concebido especificamente para o Golf R e, quando ativado, traz a pura sensação de pilotar um carro esportivo.
Como opcional, existe ainda o sistema de escape R-Performance em titânio, que resiste a altas temperaturas e permite como resultado, um som de veículo potente, sendo 7 kg mais leve que o Golf de série.
No interior, a cabine tem algumas alterações como acabamento com linhas de costura azuis no volante e bordados nos bancos, botão R para ativar o modo Race no volante, central multimídia de 10 polegadas, touchpad no volante e painel de instrumentos digital.
No exterior, observamos que o Golf R recebeu novo para-choque com a entrada de ar com design totalmente esportivo com acabamento em black piano e rodas de liga leve de 19 polegadas.
O preço ainda não foi divulgado.