Domingo será disputado o GP da Turquia, uma corrida que saiu do calendário em 2011 e que apresenta uma primeira parte muito técnica, onde terão importância determinante aerodinâmica e grip. A segunda parte é veloz, com a curva 8 que apresenta 4 pontos de tangência e a terceira é mista, alternando longas retas e curvas lentas. Aqui destaca-se a curva 12 que facilita as ultrapassagens, pois freia-se após percorrer uma longa reta, passando-se de 345 para 97 km/h em 138 metros e 2″86, com 4,9 G na desaceleração.
O GP, no circuito de Istanbul Park, será disputado num total de 58 voltas neste circuito, cuja construção foi iniciada em 2003 e concluída em 2005, tendo sido projetado pelo engenheiro alemão Hermann Tilke. Está situado em Tuzla, na periferia de Istambul, no lado asiático da cidade e fica ao lado do aeroporto internacional “Sabiha Gökcen”, na autoestrada que leva à capital Ankara.
O primeiro GP, disputado 15 anos atrás, foi vencido por Kimi Räikkönen com McLaren e o último por Sebastian Vettel com Red Bull. Mas o maior vencedor foi a dupla Massa-Ferrari, de 2006 a 2009, sendo que o recorde da pista pertence a Juan Pablo Montoya, com McLaren, tendo sido estabelecido em 2005 com a marca de 1’24″770.
Hamilton, por sua vez, tem a chance de se tornar heptacampeão mundial já no domingo e igualar Schumacher. Para isso acontecer, o inglês precisa vencer o GP sem se preocupar com a posição do seu companheiro de equipe, Bottas, e sem se preocupar em fazer a volta mais rápida. Caso o piloto finlandês chegue em primeiro lugar e faça a volta mais rápida, a conquista do campeonato de Hamilton será adiada.
Como se trata de um circuito que a Pirelli não conhece, a firma italiana decidiu levar para lá os mesmos compostos usados no GP de Portugal, em Portimão, no dia 1 deste mês de novembro.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
– A pista do Istanbul Park é conhecida como um dos melhores designs de Hermann Tilke, com uma grande variedade de curvas interessantes de alta velocidade, que exigem muito dos pneus. No último Grande Prêmio lá, há nove anos, Sebastian Vettel teve que fazer quatro paradas nos boxes para a vitória da Red Bull. No total, ocorreram 80 pit stops durante o Grande Prêmio de 2011 e o maior número de ultrapassagens vistas em uma corrida no piso seco desde 1983.
– A curva 1 é outra curva notável, enquanto a reta também apresenta uma curva ascendente espetacular que tem semelhanças com Eau Rouge em Spa: na verdade, esta parte da pista é frequentemente apelidada de ‘faux rouge’.
– Localizado no lado asiático de Istambul, o circuito não foi usado extensivamente desde 2011 e por isso passou por modificações de segurança para se adequar aos padrões atuais da Fórmula 1. Além de algumas corridas, também foi usado recentemente para o Campeonato Mundial de Rallycross.