A Jeep lançou o Wrangler Rubicon, 392 com motor 6.4 litros, V8 (392 polegadas cúbicas, daí o nome da versão) que rende 470 cv de potência e 65 kgfm de torque, como opção de fábrica, após 40 anos de ausência.
Tudo isso acoplado a uma ágil transmissão TorqueFlite de oito velocidades e a uma caixa de transferência permanente. O powertrain impulsiona o Wrangler Rubicon 392 de 0 a 60 mph (96km/h) em 4,5 segundos e permite que ele percorra um quarto de milha (400 metros) em 13 segundos. Essa transmissão proporciona trocas de velocidade rápidas e ágeis seja em condições normais de condução ou sob demandas exigentes e também permite ao condutor trocar a velocidade através de um paddle shift de alumínio no volante, novidade na linha Wrangler, ou através do seletor eletrônico do câmbio.
Para os amantes do off-road, a forte mecânica do Wrangler Rubicon 392 conta ainda com eixos Dana 44 para trabalho pesado, raio da transmissão de 3,73, bloqueio do conversor de torque, kit de elevação de 5 cm e pneus de série de 33 polegadas com rodas de 17 polegadas com beadlock. Os números são excelentes com 26 cm de altura livre do solo e ângulos de aproximação, central e de saída de 44,5°, 22,6° e 37,5°, respectivamente.
Ele é capaz de subir e descer rampas com uma intervenção mínima dos pedais de aceleração e freio. “Este é o Wrangler mais poderoso, rápido e capaz que jamais construímos”, garante Jim Morrison, responsável pela marca Jeep – FCA América do Norte. “O kit de elevação de fábrica e o abundante torque a baixas rotações do V8 tornam o Rubicon 392 o rei das montanhas, tanto se vai por um terreno rochoso a baixa velocidade quanto se precisa superar uma rampa inclinada. Para completar, no asfalto, o Rubicon 392 é capaz de desenvolver grande velocidade”.
Várias tecnologias estão embarcadas nesse Jeep e uma delas é a desativação de cilindros que permite passar de forma imperceptível a um modo econômico de funcionamento com apenas quatro cilindros ativos dos oito disponíveis.
Outra tecnologia, é chamada Torque Reserve, que permite gerenciar o fluxo de combustível para os cilindros e controlar o avanço ou atraso da ligação balanceada assim como as rotações do motor e o torque para maximizar a entrega de potência e o rendimento em operações de aceleração do zero. O câmbio AMax, uma estratégia para melhorar o rendimento, procedente do Jeep Grand Cherokee Trackhawk, maximiza a entrega do torque em operações de aceleração para frente, coordenando o momento da troca e a quantidade de torque transmitida.
O som dos escapes também foi um item cuidado e assim, ele entrega um som estimulante e inconfundível. O sistema é ativado automaticamente, abrindo as válvulas de escape em cargas de trabalho existentes com o objetivo de reduzir a contrapressão dos gases de escape. O motorista também pode ativar o sistema apertando um botão. O escapamento com tubo duplo tem um acabamento de pontas quádruplas.
O powertrain do Jeep Wrangler Rubicon permite que o motorista insira o modo adequado (4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low) e vá embora, enquanto a força é entregue constantemente aos pneus dianteiros e traseiros. A caixa SelecTrac também permite rebocar o Wrangler Rubicon 392 caso seja necessário.
Para a direção off-road, o Jeep Wrangler Rubicon 392 proporciona a lendária capacidade que tornou a Jeep conhecida graças aos seguintes sistemas Off-Road Plus e Control Selec-Speed. O Off-Road Plus, com modos para direção sobre areia (Sand) e sobre pedras (Rock), funciona pressionando o botão, quando são maximizadas as capacidades de tração do Rubicon 392. Os modos se ajustam ao acelerador, aos pontos de câmbio da transmissão e ao controle de tração para um rendimento máximo, seja em grandes velocidades sobre terreno arenoso ou baixa velocidade sobre pedras. O modo Off-road Plus também oferece aos motoristas a possibilidade de bloquear os eixos traseiros em altas velocidades em modo “4WD High”.
Já o Control Selec-Speed gerencia a velocidade no modo “4WD Low” na direção off-road sem a necessidade de acionar o acelerador ou o freio. Este sistema é ativado através de um botão no painel de instrumentos e pode ser ajustado em velocidades entre 2 e 8 km/h, simplesmente usando o seletor do câmbio eletrônico Range Select.
A capacidade da suspensão de cinco braços foi aumentada tanto na frente quanto atrás. O Rubicon 392 vem com amortecedores FOX de alto rendimento especificamente calibrados para este modelo.
O Jeep Wrangler Rubicon 392 está disponível em nove cores: Preto, Branco Brilhante, Vermelho Firecracker, Granito Crystal (metálica), Laranja Punk ’n (metálica), Verde Sarge (metálica), Granada Snazzberry (metálica), Cinza Sting (metálica) e Prata Billet (metálica). O interior é preto.
A nova versão do Jeep Wrangler estará à venda no mercado norte-americano no primeiro trimestre de 2021.