Eu acho que o velho Enzo Ferrari estará se remexendo na sua tumba, pois fazer um SUV é coisa que jamais passou pela sua cabeça.
Mas até mesmo a Ferrari, após a Porsche, que se salvou de uma difícil situação financeira lançando a linha SUV, acabou cedendo às exigências do marketing e anuncia que em 2022 apresentará a Ferrari Purosangue. Claro que, por óbvios motivos de imagem, essa nova Ferrari recebeu o nome de “carro esportivo com rodas altas” (“Ferrari Utility Vehicle”, ou “FUV”, para evitar o termo SUV). O que, na melhor das hipóteses, não passa de um gentil eufemismo.
Essa será a primeira Ferrari de produção com quatro portas. De comprimento, ela terá cinco metros, tamanho próximo do seu principal concorrente, Lamborghini Urus.
Internamente esta Ferrari é indicada como “projeto 175” e alguns carros de teste já foram vistos aqui e acolá, estando em plena fase de desenvolvimento. Sabe-se que se tratará de uma tração integral, baseada na GTC4Lusso (que teve sua produção encerrada para dar lugar ao “FUV”), e muito provavelmente com um centro de gravidade mais baixo, de forma a aumentar sua esportividade no asfalto.
Terá uma nova plataforma Ferrari com motor dianteiro longitudinal e câmbio traseiro, a chamada “transaxle”, e deverá ter também uma versão eletrificada, de tipo plug-in como a SF90 Stradale. Poderá então rodar apenas com o motor elétrico.
Contudo o ponto forte será um motor térmico, prevendo-se seja o V8 biturbo, e talvez, também como opção, o novo V6, mas sempre acoplado ao motor elétrico.