O grupo BMW apresentou pela primeira vez seu utilitário esportivo baseado na nova plataforma modular com foco em novo design, versatilidade e prazer em dirigir. Ele foi batizado de iX e foi concebido para nascer 100% elétrico. Vai entrar em produção na fábrica de Dingolfing a partir do segundo semestre de 2021.
O design dele é minimalista e mostra a mobilidade voltada para as necessidades dos ocupantes, além da preocupação com a sustentabilidade, fazendo uso de materiais reciclados e naturais, que mesmo assim, ajudam a oferecer a sensação de luxo e conforto pelos quais a marca prima.
A BMW está na quinta geração da tecnologia BMW eDrive e vem com dois motores elétricos, com maior potência e menor tempo de recarga aliados a avançadas baterias de alta tensão. A unidade de potência será fabricada de forma sustentável e sem o uso de matérias-primas raras. Deve desenvolver uma potência máxima de mais de 370kW / 500cv, rendendo-lhe assim um desempenho de 0 a 100km/h em menos de 5,0 segundos.
Excelente desempenho e baixo valor de consumo de energia, usando menos de 21 kWh por 100 quilômetros no ciclo de teste WLTP. A capacidade bruta de energia de mais de 100 kWh deve permitir que a bateria de alta tensão de última geração ofereça ao veículo autonomia de mais de 600 quilômetros no ciclo WLTP.
Com a nova tecnologia de carregamento da BMW iX, o mesmo pode ser feito de forma rápida com até 200 kW, fazendo com que a bateria carregue de 10 a 80 % de sua capacidade total em menos de 40 minutos, tempo esse perfeito para uma breve parada antes de prosseguir viagem, por exemplo. Se o carregamento for feito em 10 minutos, ele consegue aumentar a autonomia em aproximadamente 120 km e para fazer o carregamento total da bateria numa Wallbox, demora menos de onze horas.
A grande pergunta que não cala até hoje é saber como funcionará o descarte das baterias e a BMW explica que os recursos usados para produzir as células da bateria e a bateria de alta tensão como um todo vêm exclusivamente de fontes renováveis.
O novo BMW iX 100% elétrico tem previsão de chegar ao mercado global no final de 2021.