A BMW anunciou o lançamento da versão plug-in híbrida do sedã executivo esportivo de maior sucesso no mundo, o novo o BMW 530e M Sport, fabricado na Alemanha, na cidade de Dingolfing. Estará disponível para venda nas concessionárias brasileiras na semana que vem pelo preço de R$ 384.950.
Uma das boas novidades é o lançamento da tecnologia Digital Key, que permite fazer a abertura do carro pelo celular, transformando o iPhone numa chave digital. Essa chave pode ser compartilhada com até cinco pessoas via iMessage, inclusive via Apple Watch. O sistema possibilita ainda, através do celular, restringir a velocidade máxima, ligar o carro, controlar a potência do motor e o volume máximo do sistema multimídia. A BMW é a primeira fabricante a fazer uso dessa tecnologia, tendo sido ela também pioneira ao integrar iPod aos veículos e oferecer Apple CarPlay sem fio.
O BMW 530e M Sport vem com dois motores, um à combustão e um elétrico que juntos entregam uma potência combinada de 292 cv. Acresce-se a esse conjunto a função Xtraboost que, durante 10 segundos oferece mais 40 cv ao conjunto mecânico. O motor à gasolina é um 1.998 cm³, que entrega 184cv (entre 5.000 e 6.500 rpm) e 300Nm de torque, de 1.350 a 4.000 rpm. Associado ao motor elétrico de última geração BMW eDrive, o conjunto entrega 292cv e torque combinado de 420Nm. A aceleração dele de 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos e faz como velocidade máxima, 235 km/h. Associado a esse motor está uma transmissão automática Steptronic de oito velocidades, com paddle shifts. A bateria de alta voltagem é composta por células de íons de lítio e com capacidade total de 9,2 kWh e foi colocada sob o banco traseiro, facilitando o conforto dos ocupantes do banco de trás pois o piso é totalmente plano e o porta-malas tem capacidade total de 410 litros.
Na parte externa do BMW 530e M Sport, vemos uma grade curva com tiras verticais na cor azul e logotipos eDrive na curva da janela e nos acabamentos sobre a soleira da porta, mostrando um design esportivo, moderno e arrojado. Os faróis são em full-LED, além dos faróis de neblina e do farol alto. Por ser híbrido, quando opera unicamente no modo elétrico, conta com um dispositivo de segurança que gera um som artificialmente durante o uso do modo de condução elétrico até 30km/h para que outros usuários possam ouvir o veículo.
+ Leia também: Defeito na bateria pode levar algumas BMW e MINI a incêndio; veja os modelos afetados
A esportividade é garantida por meio do Pacote M Sport, que traz freios a disco ventilados com ABS (com pinças na cor azul), controles de estabilidade e tração, volante e cintos de segurança, todos da linha M Sport, e rodas de liga leve M Y Spoke de 19” envoltas por pneus 245×40 na frente e 275×35 atrás.
Modernos modelos de condução semiautônomos estão presentes nesse BMW, com destaque para o Driving Assistant Professional, sistema de condução semiautônoma que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Outros recursos de direção autônoma são o Parking Assistant, que mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e sensores, e realiza as manobras com máxima precisão, com economia de tempo e maior conforto ao condutor; e o BMW Live Cockpit Professional que oferece ao usuário todas as informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas (display digital de 12,3” e o iDrive de 10,25”), além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais controle de voz.
Para conferir de perto toda essa tecnologia e design, basta ir a uma concessionária BMW na próxima semana!