A Volkswagen apresentou o resultado de seu investimento de US$ 650 milhões na fábrica de Pacheco (Buenos Aires), Argentina, para modernizar equipamentos e infraestrutura da planta. Hoje foi apresentado oficialmente o novo SUV da VW, o Taos e esse lançamento coincide com a celebração do 40º aniversário da marca na Argentina.
O design do Taos é um dos itens que chama a atenção, com caixas de roda quadradas, para-choques com visual musculoso, nova assinatura noturna em LED que une os faróis através de uma faixa iluminada que passa pela grade e se repete na traseira e tem silhueta de SUV com espaço interno para uma família ficar bem acomodada. As luzes contam a tecnologia chamada IQ light, que permite aos faróis terem maior alcance e eles estão ligados a assistentes de direção que ajustam o facho dos faróis para evitar ofuscamento e acompanham a curva da direção.
No seu interior, materiais “soft touch” revestem as superfícies trazendo elegância ao habitáculo, o painel é o já conhecido Active Info Display, que pode ser personalizável pelo condutor e para dar maior requinte, oferece a possibilidade de ambientação luminosa da cabine com 10 opções de cores.
A conectividade, um dos pilares da Volkswagen, traz o VW Play, a também já conhecida central multimídia com tela de 10,1 polegadas, totalmente sensível ao toque que permite baixar aplicativos, configurar um perfil, conectar o celular via wireless e programar a manutenção do carro, além de carregá-lo por indução, dispensando o uso de fio.
A motorização já era esperada, o motor 250 TSI 1.4 de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, que entrega performance superior e menor consumo de combustível, segundo a marca. Esse motor é produzido na fábrica de São Carlos no interior de São Paulo.
A segurança também é um pilares em que a Volkswagen se apoia e para isso ela traz no Taos o controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, o qual permite que o Taos seja conduzido com segurança, mantendo uma velocidade pré-selecionada e conservando a distância do veículo à frente de forma autônoma. Se este veículo parar por completo e arrancar novamente dentro de 3 segundos, o Taos realizará o mesmo movimento. Além desse sistema, vem também com sistema de Frenagem autônoma de emergência, aquele em que o radar frontal do carro identifica o perigo e sinaliza ao motorista. Caso esse não reaja, o sistema freia autonomamente, parando totalmente o veículo, dependendo da velocidade ou diminuindo a velocidade drasticamente.
O detector de ponto cego é outro item se segurança que equipa o Taos, associado ao detetor de tráfego traseiro que freia automaticamente o carro evitando colisões caso o motorista não consiga enxergar totalmente a via ao manobrar.
O Volkswagen Taos será lançado na América Latina a partir do segundo trimestre de 2021 e o preço ainda não foi revelado mas sabe-se que ele ficará entre o VW T-Cross e o VW Tiguan, portanto estima-se algo em torno de R$ 130 a R$ 160 mil reais, tendo como principal concorrente o Jeep Compass, líder absoluto em vendas da categoria até agora.
Assista abaixo à nossa avaliação do Jeep Compass Trailhawk: