Em tempos de Covid-19, já aparecem as marcas que mais cresceram durante a pandemia. E os cinco primeiros lugares são ocupados por marcas tecnológicas, apontando o peso que esse mercado ganhou nos últimos anos. O resultado foi publicado pela “Best Global Brands” da Interbrand, que apresentou o ranking das 100 marcas mais valiosas e apontou como líder absoluta a Apple. Quem imaginava ser a Coca-Cola nessa posição, precisa repensar como a tecnologia avançou e dominou o mundo. Equipamentos como o iPhone ou iMac são os grandes responsáveis por esse resultado, que atingiu um crescimento de 38% desde o ano passado, faturando U$ 322.999 bilhões.
Na sequência vem a Amazon com U$ 200.667 bilhões e a Microsoft com U$ 166,001 bilhões para completar o pódio. A Amazon teve um crescimento de 60% em relação ao ano anterior e a terceira colocada, Microsoft, cresceu 53%, números de causar inveja em qualquer empresa.
Já o Google, que ocupa o quarto lugar, caiu 1% em relação ao anterior, para 165,444 bilhões de dólares e em quinto lugar está a Samsung, com U$ 62.289 bilhões.
Somente na sexta posição é que encontramos aquela estávamos acostumados a ver sempre entre as primeiras, a Coca-Cola. Seus números foram de U$ 56,894 bilhões (-10% face a 2019).
As marcas automotivas aparecem a partir da 7ª posição, que foi atribuída à Toyota, a marca automotiva mais valiosa do mundo em 2020, com um faturamento de U$ 51.595 bilhões, seguida pela Mercedes-Benz em 8º lugar com faturamento de U$ 49.268 bilhões e 11º lugar vem a BMW, com faturamento de U$ 39.756 bilhões.
Entre o 8º e o 11º lugar se intercalam o McDonald’s com U$ 42.816 bilhões de dólares e a Disney, em 10º com U$ 40,773 bilhões. Entre os top 20 aparece a Honda em 20º, com U$ 21,694 bilhões de faturamento. O valor somado dos 10 primeiros lugares representa 50% do total do ranking de 100 marcas.
Segundo o “Best Global Brands” o resultado do confinamento da pandemia foi logo observado pelas marcas cujo valor mais cresceu que foram Amazon (+60), Microsoft (+53%), Spotify (+52%) e Netflix (+41%). Já as marcas de luxo apresentaram evolução negativa, com exceção da Hermès, que se mostrou estável.
Outras marcas automotivas aparecem no “Best Global Brands”: Hyundai (36º), Tesla (40º), Ford (42º), Audi (44º), Volkswagen (47º), Porsche (55º), Nissan (59º), Ferrari (79º), Kia (86º), Land Rover (93º) e Mini (95º). Para ver o ranking completo, clique aqui.