São Paulo e Corinthians não vivem bons momentos na temporada. O tricolor chegou ao quinto empate no Campeonato Brasileiro — foram quatro nas últimas cinco rodadas —, e o alvinegro somou apenas cinco pontos nos últimos seis jogos pelo torneio. A semelhança entre as duas equipes é o futebol ruim, a forte pressão vinda da torcida, que cobra por bons resultados, e a insatisfação com os seus dirigentes.
Quanto às diferenças, elas estão somente na tabela. O São Paulo briga na parte de cima porque conseguiu quatro vitórias importantes — uma delas, inclusive, frente ao Corinthians — até a 8ª rodada da competição. De fato, não perdeu nenhum dos últimos cinco jogos no campeonato, e embora jogue mal, consegue somar um ponto aqui e outro ali.
Já o Corinthians, joga mal e não obtém resultados. A crise no Parque São Jorge é intensificada pelo momento no clube no campeonato: time é o 13º colocado e está a dois pontos da zona de rebaixamento.
Conseguir vitórias jogando mal ameniza crise. Jogar bem sem conseguir bons resultados indica evoluções em um futuro breve.
Nem Corinthians nem São Paulo têm indicativos de que vão evoluir em breve. Ambos os clubes necessitam de mudanças, especialmente nas diretorias. No tricolor, a tendência é permanecer do jeito que está. No Corinthians, haverá eleições no fim de novembro. Resta saber se até lá já terá um novo treinador ou se atual gestão deixará isso a cargo de seus sucessores.